Trabalhar com IA sem formação superior: é possível?
Como novas oportunidades estão sendo criadas para quem não possui formação de programação trabalhar com inteligência artificial.
Hoje vamos falar sobre um assunto que está pegando fogo: os profissionais de IA "colarinho azul". E antes que você pergunte, sim, estou falando de empregos em IA que não exigem um diploma universitário de quatro anos.
O que é um “colarinho azul”?
"Colarinho azul" é um termo que se originou nos Estados Unidos e é usado para se referir a trabalhadores de indústrias manuais ou de produção, como operários de fábricas, construção civil, mecânicos, entre outros. O termo vem do costume desses trabalhadores usarem uniformes de trabalho duráveis, muitas vezes na cor azul, que podem suportar sujeira e manchas.
Esses trabalhos são geralmente caracterizados por serem mais físicos e menos dependentes de formação acadêmica formal. No entanto, com o avanço da tecnologia e a introdução de automação e inteligência artificial, a definição de "trabalhos de colarinho azul" está se expandindo para incluir novos tipos de empregos que requerem habilidades técnicas, mas não necessariamente um diploma universitário de quatro anos.
Quando os robôs tomarem conta da indústria o que sobra?
Pois é, a IA está assumindo essas tarefas repetitivas, fisicamente exigentes ou perigosas. Isso permite que nós, humanos, possamos nos dedicar a tarefas mais complexas. E é aí que entra o termo "profissionais de IA de colarinho azul".
Mas calma, não precisa ser um cientista de dados, pesquisador ou construir algoritmos complexos para ser um desses profissionais. Os "profissionais de IA de colarinho azul" trabalham dentro das infraestruturas de IA existentes, mantendo, integrando, usando e otimizando esses sistemas.
Agora, você deve estar se perguntando: "Quais são esses empregos de IA 'colarinho azul' e como eu consigo um?" Bom, aqui estão alguns empregos que se encaixam na categoria "colarinho azul de IA":
Especialista em Qualidade de Rotulagem de Dados
Treinamento de sistemas
Agora, a melhor parte? Existem já lá fora programas acessíveis, que qualquer pessoa de empregos braçais sem formação poderia começar uma carreira gratificante sem precisar de um diploma universitário de quatro anos.
Lá fora já existe uma lista de faculdades comunitárias que oferecem cursos de IA e programas de credenciamento completos - Kenndey-King College, Dallas Colleges, Houston Community Colleges, Laney College, Santa Monica College etc.
Já aqui no Brasil, existem materiais que você pode usar e consultar para começar a se preparar para vagas de colarinho azul e dar seu primeiro passo para um trabalho menos braçal. Um exemplo são os vários cursos na Alura. Outro exemplo é começar pelo básico, dominando como extrair valor de IAs com prompts.
Como vocês tem se preparado para a indústria 4.0? Quem é inscrito nessa newsletter recebeu neste último domingo um eBook gratuito com a primeira inspiração de como usar o ChatGPT para ajudar com atividades do dia-a-dia.
Acontecendo no Mundo
A turma meteu uma greve, a Netflix meteu uma vaga de AI
Não faz nem muito tempo desde o tweet de que tinha um pessoal em Hollywood protestando por melhores salários e a Netflix deu a resposta: abriu uma vaga focada em achar um expert em AI.
Ferramentas
Domine o ChatGPT antes de ele dominar você
Essa é uma ferramenta com conteúdo dividido por níveis de experiência, para que você dê o próximo passo na sua jornada de dominar as máquinas.
Empresa da Semana
Quem trabalha com design sabe o quão chato pode ser o trabalho de emitir ícones para a empresa toda vez que alguém precisa de um novo. O que a maioria das pessoas fazem? Recorrem a bancos de ícones e começamos a ver aplicações cada vez mais parecidas.
A IconAI vai usar inteligência artificial para produzir ícones únicos para você com pouco cliques. Imagina, uma fábrica de ícones sem precisar saber mexer no Illustrator.