Como blindar seu emprego do apocalipse de IA
Mais uma semana com polêmica sobre IAs que vão tomar empregos. Mais uma semana que vamos quebrar o mito.
Essa semana mais um vídeo viralizou falando sobre a tomada de empregos com o crescimento da inteligência artificial no mundo. E se você não conferiu, te dou a oportunidade enquanto eu pego um café, confere aí:
Pois é, esse assunto de que inteligências artificiais vão tomar o seu emprego já é mais velho que andar a pé, mas o hype se mantém justamente por um ponto que o Caue Moura fala logo no começo do vídeo: existem dois lados, os que defendem que vai dar tudo certo, e os que acreditam que o apocalipse está vindo por causa de AI.
Só pra deixar claro a gente aqui é esse time, tá turma?! E isso porque, vale reforçar uma coisa que falamos aqui frequentemente:
Uma inteligência artificial poderá ser mais poderosa que um ser humano, mas um ser humano que sabe utilizar a IA vencerá todo mundo.
Então a resposta para o que todos que estão temendo o advento da inteligência artificial não é encarar ela como algo que tenha que ser banido e sim algo que precisa ser dominado! E é exatamente a isso que essa newsletter se propõe, ajudar você a dominar esse assunto, e não ser dominado por ele.
Já tivemos de tudo aqui:
Explicamos como o ChatGPT funciona - desmistificando vários mitos
Trouxemos um resumo de revisões de inteligência artificial e seu mercado
Isso porque ainda nem começamos a explorar o universo de possibilidades que IA vai trazer pela frente. E de fato, o Caue Moura pode até ter o emprego dele retirado, assim como programadores também não deveriam se sentir blindados. Mas, isso tem mais relação com o diferencial de trabalho destas pessoas, ou com o é só culpa da inteligência artificial em si.
Eu te pergunto, depois que a IA dominar tudo, você vai parar de ouvir as novas músicas da sua banda favorita? E o seu diretor(a) predileto(a), vai parar de ver os filmes ou séries deles? Acredito que não, o que também não impede destes mesmos criadores usarem IA para aperfeiçoarem a sua própria entrega.
Nessa newsletter nós fizemos um pacto, o pacto de que só vai ficar para trás com IA quem quiser, por que aqui a gente vai continuar trazendo conteúdo pra deixar você por cima, e não por baixo dessa onda. E que te garanto, se for surfada da forma correta, pode mudar você de patamar!
Por isso, no final do mês eu vou liberar gratuitamente para quem for assinante da newsletter, o primeiro, de uma série de materiais que vão se aprofundar cada vez mais em prompts e ferramentas. O primeiro de muitos porque decidi que parte do objetivo dessa newsletter é blindar as pessoas que estão aqui desse mito do fim do mundo que são empregos tomados por IA.
Então, agora que você já sabe a minha opinião e o lado que estamos, vamos pra cima e quebrar tudo! Se você caiu nessa newsletter por indicação de alguém, se inscreve para receber o material também, ele vai ser só o primeiro de outros que começaremos a criar. E para aquela pessoa que você conhece, que está triste e desamparada achando que ficará sem emprego, entrega essa newsletter pra ela também!
Acontecendo no Mundo
O Brasileiro que bateu no Google
Esse é provavelmente o resultado de maior impacto já obtido por um estudante de doutorado Brasileiro na área de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
Estudar em casa vai ficar acessível?
O Kahn Academy está testando tutores educacionais artificiais, ou seja, usando inteligência artificial para ensinar pessoas na plataforma deles. O objetivo é se aprofundar ainda mais em algo que é pouco acessível hoje: a possibilidade de ter um tutor pessoal de forma acessível.
RoboCat: o robô que aprende sozinho suas tarefas
Ainda não é a vez de os gatos perderem o posto de vídeos mais vistos na internet. Esse robô criado pela DeepMind - a.k.a. Google - vai conseguir aprender a executar suas tarefas sozinho, aprendendo com os próprios erros. Já dizia o ditado, errar uma vez é humano, errar duas vezes é humano demais pra um robô.
Levantar capital com GPT-4 é melhor, e nem precisa ter empresa de AI
Quem aí está com uma startup e precisa levantar grana? Aparentemente suas chances vão ser bem melhores se você usar o ChatGPT para montar o pitch. Agora te pergunto, tá cada vez mais fácil ou não ter um sócio artificial no futuro presente?
Revista Nature se recusa a usar Imagens com AI
Sinceramente, faz até sentido pensar que uma revista científica se atenha a registros reais e ilustrações que claramente são ilustrações. Digo isso não contra toda a evolução de uso de AI em canais de mídia, mas porquê o registro do que é real vai valorizar muito com o tempo por consequência.
Empresa da Semana
Imagina receber uma reunião densa de horas em reels curtos de 1 minuto. Imaginou? Isso é o que essa empresa faz com inteligência artificial.