Visões e Resultados do Mercado de IA na América Latina
Quais as principais oportunidades para empreendedores e empresas a inteligência artificial nos reserva ainda esse ano
Todos os anos a Atlantico, uma investidora de capital de risco que tem foco na América Latina, constrói um relatório bem completo fazendo uma análise do cenário regional em relação a novos negócios, digitalização e oportunidades para novos empreendedores.
No relatório desse ano não poderia faltar um capítulo dedicado a inteligência artificial e como o relatório possui mais de 100 páginas. Como de costume, trouxe aqui um resumo daquilo que acredito ser o mais impactante.
Dados e Mais Dados
Com o passar do tempo, o custo para armazenamento de informação só foi ficando cada vez mais barato. Inclusive, desde o boom do Big Data em meados de 2012-2013, muitas empresas saíram em uma corrida desesperada para armazenar todos os dados possíveis de seus clientes.
Isso criou uma oportunidades histórica muito grande: essas empresas precisavam de soluções para gerenciar essa massa gigante de dados, além de terem dinheiro disponível para investir nessa frente.
Empresas como a Stalo por exemplo de beneficiam desse tipo de mercado por colocar esses dados de forma organizada e começar a gerar informação a partir disso.
Investimentos
Que empresas de inteligência artificial receberam muita atenção - e dinheiro - nos últimos meses, não é novidade para ninguém. Para tomar uma noção do tamanho do impacto, a Y Combinator - atingiu cerca de 27% de empresas de IA no portfólio.
Agora uma coisa legal de observar é o padrão de distribuição dos setores investidos. Engenharia, Produto e Design é a classe que mais recebeu atenção, o que parece ser resultado de um movimento ainda de construção das ferramentas que serão usadas por outras empresas para criar com IA. Considero como um investimento no ecossistema e infra-estrutura do setor. Em segundo vem o tradicional segmento de produtividade e operações.
Se isso te motivou a empreender na área, ótimo, a previsão das áreas que mais cresceram na adoção de inteligência artificial são 3:
Atendimento ao cliente
Logística e gestão da cadeia de suprimentos
Vendas e Marketing
Empresas como Nubank, iFood, Mercado Livre e NotCo foram usadas como exemplos de empresas que escalaram forte com o uso de inteligência artificial nesses campos.
E os empregos?
O povo latino americano, ou é muito auto-confiante ou é bem preguiçoso. Se comparado com os EUA, a turma por aqui anda bem animada com a ideia de ter inteligência artificial por todo lado ajudando no trabalho. Somente 27% das pessoas disseram que esperam um impacto negativo da IA na sociedade.
E você aí, pertence a qual grupo? Tá tranquilo em relação ao seu trabalho ou tá tremendo nas bases? Bom, nem todo mundo está surfando essa onda. Quando olhamos para a variação salarial dentro desse mercado, podemos ver que algumas classes começam a sentir o efeito disso. Suporte ao cliente e vendas estão encabeçando essas diminuições. Até engenharia teve uma diminuição, embora ainda pequena. Ênfase no ainda.
O relatório completo está com muitas informações bacanas e se você é empreendedor(a) recomendo não só ler o material na íntegra como também acompanhar o excelente trabalho que o pessoal da Atlantico faz.
Acontecendo no Mundo
Bing AI finalmente chega no Chrome
Até agora só conseguia experimentar a belezura da inteligência artificial feita na parceria entre a Microsoft e a OpenAI quem usasse o Edge, o navegador da Microsoft. Mas, esses tempos sombrios acabaram e você consegue acesso via Chrome, um dos navegadores mais populares hoje em dia.
Já ouviu falar na nova tendência de corridas que é com Drones? Então, o negócio já bem novidade: pilotos com óculos de realidade virtual, pilotando drones como se estivesse lá dentro voando e fazendo piruetas. E se agora colocarmos uma AI pilotando o drone? É sobre isso esse artigo e eu só posso torcer para esse projeto dar cada vez mais certo.
Silvio Meira: regulamentação de AI é um erro
Uma pessoa bem proeminente no cenário de pesquisa e desenvolvimento tecnológica no Brasil se posicionou quanto ao entendimento relacionado a regulamentação de inteligência artificial. Eu acho que ele está certo e você?
Apple está torrando milhões para melhorar a Siri
Boatos de que com a concorrência de inteligências artificiais generativas, a.k.a ChatGPT e Bard, a Apple está investindo pesado em melhorar a Siri inspirada nesse novo paradigma de interação.
Muito bom!