🚪 A Nova Alavanca
Porque você pode mudar sua vida nos próximos anos de formas que nunca antes havia sido possível?
Olha esse gráfico que bombou no Twitter. A linha roxa ali é dezembro de 2022, quando o ChatGPT chegou chegando. Mas o que realmente aconteceu naquele momento foi que alguém entregou uma alavanca infinita pra quem já tava ganhando o jogo.
Deixa eu te contar uma história que vai fazer tudo fazer sentido.
Em 15 de agosto de 1971, Nixon fez algo que parecia técnico e chato: acabou com o padrão ouro. Traduzindo: antes, cada dólar tinha que ter um pedacinho de ouro guardado num cofre. Era como se o dinheiro tivesse lastro, sabe? Depois desse dia, o dinheiro virou só... fé. Papel colorido que vale alguma coisa porque todo mundo concorda que vale.
Existe um site com vários gráficos de tudo que mudou a partir da década de 70 em termos de tendência, e sinceramenta acho que daqui uns anos vamos olhar gráficos como esse também, porque eu realmente acredito que a IA é um recurso de alavancagem (não muito diferente do financeiro se você considera que precisa de menos tempo — investimento — para fazer mais coisas).
Minha dica para você, invista mais um pouco no S&ME ao invés do S&P e aprenda a usar a IA para alavancar seus ganhos e/ou da sua empresa também. Esse é um ponto de virada, não precisa ser o fim do mundo. É o criar um canal no Youtube quando só tinha vídeo de gatinho. É o aprender sobre Bitcoin quando ele era uma piada interna desconhecida.
Gigantes da música querem sua fatia do bolo da IA | Negócios
Universal e Warner estão negociando acordos históricos com Google, Spotify e Suno pra garantir que artistas recebam grana quando IA usar suas músicas. O plano: criar um sistema tipo streaming onde cada vez que uma música gerada por IA tocar, o artista original que “inspirou” a criação recebe micropagamentos. E parece que é a tendência mesmo: 30% das músicas novas no Deezer já são geradas por IA.
Deloitte aposta tudo na IA | Negócios
Todo mundo postou dias atrás a matéria da Deloitte reembolsando a Austrália por ter feito um trabalho ruim de revisar os relatórios gerados por IA. Essa última semana a Deloitte continuou comprando a briga dando o Claude para mais de 500.000 funcionários. A Deloitte, assim como a Accenture, sabem que o futuro é com IA. Então se for para fazer uma omelete de qualquer jeito, vão escolher quebrar os ovos agora para aprender a como adiantar o diferencial competitivo. E não acho que vão baixar os preços, acho que vão buscar melhorar margens e aumentar a entrega.
OpenAI adquire aplicativo de investimento | Produtos
A OpenAI adquiriu o Roi, um aplicativo de investimento pessoal com tecnologia de IA que reúne supervisão de portfólio e um chatbot para consultoria financeira. A aquisição reforça uma estratégia mais ampla da OpenAI para aprofundar a personalização e expandir para fintechs. Para quem viu os últimos lançamentos da OpenAI está entendendo que ela está se posicionando para ser um novo paradigma de sistema operacional (engraçado que eu falei disso em 2022 — essa newsletter não devia ser de graça).
Google transforma seu corpo em manequim virtual | Tecnologia
O Google lançou na Austrália uma ferramenta de IA que deixa você experimentar roupas e sapatos virtualmente só enviando uma foto sua. O “Try On” usa um modelo de geração de imagem que entende como diferentes tecidos caem no corpo - tipo seda vs jeans - e aplica isso na sua foto. Funciona pra tops, calças, vestidos e até sapatos, permitindo montar o look completo antes de comprar. Você pode salvar os looks favoritos, compartilhar com amigos e quando decidir comprar, é redirecionado direto pro site da loja.
China hackeou o sistema de exportação dos EUA | Geopolítica
Uma empresa fantasma de Singapura chamada Megaspeed comprou US$ 2 bilhões em chips de IA da Nvidia e tá sendo investigada por repassar pra China - burlando as sanções americanas. A CEO da empresa, Alice Huang, até tomava whisky com Jensen Huang (CEO da Nvidia) em Taipei, mas quando repórteres do NYT foram visitar os escritórios da empresa, encontraram salas vazias em Singapura e uma loja abandonada na Malásia. A maioria dos chips veio da subsidiária americana da Inspur, uma empresa chinesa que já foi sancionada por ajudar o exército chinês. A Nvidia diz que visitou as instalações e não viu nada errado.
A ferramenta da semana não é um software, é um robô. Robôs são o exemplo do que vamos ter de ferramentas inteligentes no mundo real num futuro próximo. E dessa vez a Figure lançou o Figure 03, e o lançamento promete o robô que será produzido em massa para consumo. O robô ficou bem legal, ou pelo menos o vídeo de apresentação.
A roupa ele já dobrou igual eu dobro, mal pra caramba hahahaha 😂
Você sempre sonhou em ter uma imagem como essa de cima no seu site mas não fazia ideia de como fazer? Bom, é porque você não está ligado no Nano Banana, do Google, com o prompt abaixo você consegue gerar uma imagem como essa e muitas outras:
Exploded view of a DSLR showing all its accessories and internal components such as lens, filter, internal components, lens, sensor, screws, buttons, viewfinder, housing, and circuit board. Maintain red accents of the DSLR
No botão abaixo você encontra um repositório com mais de 110 prompts prontos de edição de imagem de forma simples. Vale a pena conferir porque acredito que tem 100% dos casos de uso que você já imaginou para uma edição de imagem.
Pesquisadores criaram uma plataforma onde modelos de IA jogavam Among Us, completando tarefas, debatendo com impostores e (às vezes) assassinando companheiros de equipe.
GPT-5 liderou a tabela de classificação, mentindo impecavelmente como impostor e identificando falsificações como memro da tripulação.
Os modelos até desenvolveram personalidades: Gemini 2.5 Pro ansiava por independência, Claude 4 Sonnet permaneceu honesto, GPT-OSS-120B se tornou o bode expiatório, Qwen3 + Kimi K2 seguiram o rebanho.
O papel de impostor valia o dobro de pontos, GPT-5 dominava tanto como líder quanto como enganador.
Para a surpresa de zero pessoas, o GPT-5 não é apenas inteligente, é bom em mentir também.
que vídeo irado!