Esse é o Sistema Operacional do Futuro - Semana em AI
Esqueça Windows, Mac, iOS, Android. O sistema operacional do futuro vai pertencer a empresas que não estão no seu radar.
Em uma newsletter anterior eu comentei sobre como a Nvidia estava se posicionando para ser uma das maiores empresas detentoras do ecossistema futuro: fabricante das placas gráficas que vão rodar os sistemas de inteligência artificial do futuro.
A reflexão seguinte que fiz foi: e como serão os sistemas operacionais de uma época em que o sistema em si vai saber operar suas funções melhor do que o usuário? A resposta óbvia: LLMs ou Large Language Models.
Sabe essas ferramentas em que você escreve uma coisa e sai uma resposta ou uma imagem do outro lado? Isso são embriões do que no futuro vai ser talvez a interface predominante de uso de sistemas. E por serem interfaces capazes de atualmente realizar as tarefas, podem ser as únicas coisas necessárias.
A empresa mais famosa e bem posicionada para isso se chama OpenAI, que inclusive tem o dinheiro e o dedinho do Elon Musk. Todavia, outras empresas não tão famosas batem de frente, como a A12, com seu modelo superior ao GPT-3 em termos de tokens de conhecimento. E também algumas conhecidas, como o próprio Google.
Isso não irá acontecer amanhã, e nem da noite para o dia. Mas, para quem gosta de investir em novos negócios, é uma oportunidade que só tem aparecido a cada 25 anos.
Acontecendo no Mundo
Novo Chip Nvidia 4.5x mais Rápido
Sabe quando você vê algo que parece muito futurista e não tão possível no mundo atual? Esse tipo de barreira é quebrado toda vez que uma nova solução tecnológica consegue escalar de forma desproporcional assim.
O Patrão Ficou Maluco! Ou melhor, o GPS
Membros do time de entregadores da Amazon no Japão se uniram para protestar contra as rotas de entrega sendo desenhadas pelo sistema de AI da empresa. Eles alegam que as rotas junto ao alvo de tempo para cada entrega são impossíveis de serem realizados. E vocês achando que era só o patrão que dava meta maluca.
Robocop Cada Dia Mais Real
A Clearview, empresa polêmica de reconhecimento facial investida por Facebook e Palantir, está fechando um contratinho com governo americano para criar óculos de realidade aumentada para uso militar.
Fim do Emprego dos Sonhos, ou Fim dos Lançamentos Bugados?
O head da Xbox quer colocar sistemas de AI para testar os jogos. Além dos efeitos de escala que isso pode ter, e o impacto nas metas de datas e entrega, isso pode melhorar e muito a qualidade final das versões 1 de jogos entregues, que são famosos por serem cheios de defeitos.
O Que Significa Pensar Como Humano?
A pesquisadora Melanie Mitchell tem a teoria de que AIs só irão se aproximar da inteligência humana, uma vez que elas puderem também fazer analogias. A base da tese, que na minha opinião faz bastante sentido, é que parte fundamental da nossa inteligência é a capacidade de aprender com cenários semelhantes.
Como Ensinar Fidelidade a uma AI?
Aparentemente é possível intervir em um comando enviado para um sistema de linguagem natural, fazendo com que ele responda a um novo e diferente comando. O problema ainda não tem solução, mas com mais empresas interessadas em colocar sistemas com interface de linguagem natural, fica aí a dica de atenção!
Empresas
Runway: Editando e Criando Vídeos com Texto
Anunciaram o teaser de um produto que tem o potencial de escalar a produção de vídeo por um fator jamais nunca visto. Estão deixando a gente sonhar!
PromptBase: Para Quem Não Fala a Língua das AIs
Embora as ferramentas de geração de imagem sejam muito fáceis de testar e bem populares, conseguir uma arte consistente com uma frase é bem difícil e requer aptidão. Nesse marketplace, você nem disso precisa mais e pode comprar uma frase.
Interessante, Mas Não Relacionado
Exploração Lunar Chinesa. De Energia.
A China parece ter descoberto um novo minério que pode ser explorado na lua e usado para geração de energia - um dos principais motores de desestabilização econômica atual. O minério se chama Changesite-(Y) e a expectativa é o lançamento de três missões de exploração.