40% das empresas vão aumentar o investimento em IA
E o C-Level das organizações entrou pro time de destaque das pessoas que mais tem adotado as ferramentas
IAs Generativa (ou gen AI) estão crescendo como nunca! Menos de um ano depois que muitas dessas ferramentas surgiram, um terço das empresas já está usando gen AI regularmente em pelo menos uma função de negócios. E adivinha? Até os grandes chefões estão nessa onda, com quase um quarto dos executivos do C-suite usando gen AI no trabalho. E não para por aí, 40% das empresas vão aumentar seus investimentos em IA por causa dos avanços na gen AI. Legal, né?
As empresas que já incorporaram ferramentas de IA estão explorando incrementos em produtividade em tarefas antes consideradas manuais - o que chamamos de colarinho azul. Esse "alto desempenho" com IA estão sendo aplicados especialmente em desenvolvimento de produtos e serviços, e gestão de riscos e cadeia de suprimentos.
E o impacto nos negócios? É gigante! As pessoas esperam mudanças significativas em suas forças de trabalho, com cortes em algumas áreas e grandes esforços de requalificação para atender às novas necessidades de talento. A gen AI está capturando o interesse em todas as regiões, indústrias e níveis de senioridade. E as indústrias que mais dependem do trabalho do conhecimento provavelmente verão mais disrupção e colherão mais valor.
Mas nem tudo são flores. Poucas empresas parecem totalmente preparadas para o uso generalizado da gen AI e os riscos de negócios que essas ferramentas podem trazer. Apenas 21% das empresas estabeleceram políticas para o uso de gen AI no trabalho. E quando se trata de riscos, poucas estão mitigando o risco mais comum com gen AI: a imprecisão.
E os talentos em IA? Estão mudando! As organizações estão contratando mais engenheiros de dados, engenheiros de aprendizado de máquina e cientistas de dados de IA. E as funções em engenharia de prompts estão surgindo, já que a necessidade dessa habilidade aumenta com a adoção da gen AI.
E você? Já está usando IA no dia a dia? Se achou que os dados aqui são interessantes, dá uma olhada nesse artigo da McKinsey que usei como base. É leitura obrigatória para ter uma compreensão mais completa.
Acontecendo no Mundo
60% de líderes técnicos estão adotando assistentes de IA
Isso foi o que o estudo da Bain & Company mostrou. Existe um infográfico com mais informações, mas o resultado é claro: a velocidade com que empresas e times estão adotando ferramentas de IA para programar está só aumentando.
AI ajuda pessoa sem movimentos a voltar a se mexer e sentir
Isso aqui para mim é sempre uma das melhores notícias de IA. Não é recomendar produto, não é completar texto, é ter impacto na área de saúde e segurança. Imagina poder voltar ou começar a andar. Sem preço.
Previsão de $200 bilhões de investimento em AI
As previsões de que AI generativa vão impulsionar a produtividade global deixam o apetite para continuar aportando dinheiro em inteligência artificial ainda em alta.
O nome da doença que diminui a inteligência do ChatGPT: AI Drift
E se te dissessem que a inteligência artificial também derrapa na inteligência? O nome disso é AI Drift e ela tem infectado a AI mais famosa do mundo.
Estudos
Estão ouvindo o que você está digitando
Esse artigo explora um tipo de modelagem que é capaz de ouvir o som das teclas sendo apertadas por você enquanto digita e presumir o que você está digitando. Aquela hora mágica que você checa se o Zoom está no mudo.
Empresa da Semana
MoriseAI é a ferramenta. Vai ajudar criadores de conteúdo na criação das descrições, títulos, tags etc para seus vídeos do Youtube. Isso é bom demais!