Seu Salário do Futuro
Como no futuro nossos dados podem ser remunerados ao ponto de talvez ser a resposta para algo ainda não resolvido: receita universal.
A renda básica universal (RBU) é uma política econômica que propõe fornecer a todos os cidadãos de um país uma quantia fixa de dinheiro regularmente. A ideia é garantir um padrão mínimo de vida, eliminar a pobreza e reduzir a desigualdade, permitindo que todos tenham acesso aos recursos básicos necessários para viver com dignidade. Com a promessa de que a inteligência artificial acabará com os empregos, esse tipo de tese continua forte. Mas, talvez, ela também seja a resposta.
Historicamente, o valor dos dados vem de seu agregado. Empresas como Facebook e Google monetizam insights de milhões de usuários através de anúncios direcionados. Entretanto, o mercado de dados para treinamento de IA está emergindo. Google, Apple e Amazon estão investindo pesado em dados, criando um novo valor para informações que antes eram subestimadas.
O ponto de viagem em ficção científica aqui é imaginar que no futuro o trabalho de várias pessoas poderá ser simplesmente minerar ou gerar dados (próprios ou outras origens) e serem remuneradas pelos dados que mineram/geram. O quão mais rado for a informação, melhor e maior a remuneração. A caça ao tesouro do futuro então podem ser pessoas buscando ou roubando informações para vendê-las.
Conecte isso ao conceito de blockchain, onde os seus dados e transações podem estar homologados em termos de propriedade digitalmente e você vê o metaverso começando a fazer sentido, e essa economia digital começando a se justificar já que o patamar de energia dentro dele será medido de forma diferente.
Inspirei esse pensamento de hoje baseado no artigo da Grace Carney, e vou deixar o link aqui caso você queira ler na íntegra.
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Acontecendo no Mundo
YouTube contra deepfakes | Empresas
YouTube agora permite que usuários solicitem a remoção de conteúdo gerado por IA que simule seu rosto ou voz. Essa mudança, introduzida em junho, permite que as pessoas façam pedidos de remoção desse tipo de conteúdo como uma violação de privacidade. A decisão final cabe ao YouTube, que avaliará fatores como o contexto e a identificação da pessoa no conteúdo. Especialmente em um ano eleitoral, a funcionalidade pode ser importante para combater deepfakes.
OpenAI coloca a Apple na mesma sala que a Microsoft | Empresas
A OpenAI conseguiu algo muito difícil: ter dois arquiinimigos como clientes do mesmo produto. Phil Schiller, chefe da App Store e ex-diretor de marketing da Apple, foi escolhido para representar a empresa no conselho da OpenAI. Schiller terá um papel de observador, podendo participar das reuniões, mas sem direito a voto. A Apple pretende integrar o ChatGPT ao iOS e macOS, permitindo que a Siri utilize a IA para consultas mais avançadas. A Apple planeja receber uma porcentagem das assinaturas do ChatGPT feitas através de suas plataformas.
Big Techs devoram startups de IA e podem desacelerar inovação | Industria
A tendência de grandes empresas de tecnologia contratarem equipes inteiras de startups de IA para evitar a fiscalização antitruste está ganhando força. Recentemente, a Amazon anunciou a contratação de cerca de 66% da equipe da Adept, startup que competia com a OpenAI. Essa prática, vista antes com a Microsoft e a Inflection, permite que grandes empresas adquiram talentos e tecnologias sem formalizar aquisições. Essas "quasi-aquisições" refletem a realidade de que desenvolver modelos de IA é extremamente caro, e startups menores acabam sendo absorvidas pelas gigantes do setor.
A prisão do futuro | Negócios
Um curta-metragem compartilhado no Instagram mostra uma visão distópica das prisões do futuro, onde os infratores são enviados para pods estilo Matrix e submetidos a memórias artificiais geradas por IA. Nomeado "Cognify", o dispositivo visa implantar memórias falsas diretamente no cérebro dos prisioneiros, simulando as consequências de seus crimes. A ideia é oferecer isso como alternativa às penas tradicionais, permitindo uma "reabilitação" rápida. Embora pareça ficção científica, a tecnologia se baseia em pesquisas reais, levantando sérias questões éticas sobre consentimento, privacidade e autenticidade da identidade.
Google prometeu economizar energia, mas IA veio | Empresas
O Google sempre teve umas promessas em relação a ser uma empresa com sua energia 100% renovável. O problema é que nesse meio tempo apareceu a inteligência artificial e o negócio come energia com farinha todo dia. Isso fez com que o consumo de energia da gigante das buscas tenha subido em até 50% nos últimos 5 anos. Agora ela que lute, porque o consumo não vai parar, mas a meta continua.
Ferramenta da Semana
O post dessa semana é em homenagem a esta inteligência artifcial que cria músicas. A Suno, assim como a Udio, estão sofrendo processos de gigantes como Sony Music, Universal Music Group (UMG), Warner Music — as maiores empresas de música do mundo — e a Associação de Gravações da América (RIAA). O motivo: “proteger a criatividade humana“. 🙄 Quem acredita nisso?
Vai lá brincar com as ferramentas. Além de legais, podem ser uma boa saída caso você tenha um sonho dentro de você de ser dono de uma banda.
Prompt da Semana
Essa dica da semana é para você que precisa melhorar sua conversão de clientes no site ou na sua página. Coloque o GPT para entender como falar com seu cliente direto na dor. Aqui está como fazer:
Passo 1: Exporte todos os seus comentários nas redes sociais.
Inclua todos os comentários nas suas contas do Instagram, TikTok, Facebook e qualquer outra rede que você utilize. Para isso, você pode baixar um aplicativo de terceiros ou anotar todos os feedbacks manualmente. No Facebook, é possível exportar os comentários no Centro de Contas.
Passo 2: Exporte todas as suas avaliações.
Essas podem ser avaliações do seu site ou hospedadas em plataformas de terceiros como o Trustpilot.
Passo 3: Jogue tudo no Chat GPT.
Aqui estão alguns prompts que você pode usar para manipular seus dados:
Analise o sentimento desses comentários no Instagram para identificar o sentimento geral dos clientes em relação ao nosso último lançamento de produto.
Determine a proporção de sentimentos positivos e negativos neste conjunto de avaliações de clientes.
Identifique temas ou palavras-chave recorrentes nesses comentários que indiquem preferências dos clientes ou problemas comuns.
“E se minha marca ainda não tiver feedback?” Olhe os comentários e avaliações de seus concorrentes e siga os mesmos passos acima. Quais ângulos, recursos e necessidades eles não estão atendendo? É aí que você pode entrar.
Pronto! Use esses dados para tornar seu ICP mais claro e acionável. Boa sorte!
Vídeo da Semana
Ouvindo os feedbacks da pesquisa que rodei — e tem gente que ainda não respondeu hein?! —, mudamos a seção de charadas do GPT para começar uma de vídeos com IA — pois você comentaram que queriam mais vídeos. Vou compartilhar ao menos 1 vídeo interessante que vi na semana sobre o tema. Me dêem feedbacks nos comentários e curtindo.
O vídeo dessa semana é de um canal que eu sou fã e ele fala sobre como podem existir vida em outros planetas de uma forma como não a reconhecemos hoje: vida digital inteligente. Já coloquei no ponto certo para vocês!