Robôs Conquistam Hotéis: Espertos ou Atrapalhados?
Existe uma indústria inteira que nasceu para absorver robôs no seu dia a dia, mas será que a robótica já está pronta?
Quem nunca sonhou em ser atendido por um robô que parece saído de um filme de ficção científica? Nos hotéis modernos, isso já é quase realidade! A inteligência artificial está revolucionando o jeito de gerenciar hotéis, fazendo tudo com uma eficiência quase assustadora – só não espere que ela entenda suas piadas!
A verdade é que a hotelaria terá que aprender a amar robôs e aprender a conviver com eles. Um futuro com inteligência artificial e robôs além de talvez aumentar a sensação de privacidade — embora ela não melhore necessariamente — pode inclusive melhorar as margens para pequenos hotéis.
Um Robô Pode Fazer Seu Check-In, Mas Não Leve Ele Para o Bar
Nos bastidores dos hotéis, os robôs estão por todo lado. Eles organizam agendas, treinam novos funcionários (esperamos que não ensinem os robôs a fazerem café ainda) e até gerenciam receitas. Imagine um robô sommelier escolhendo seu vinho – só não reclame se ele sugerir um óleo de motor vintage!
Quando os Chatbots Falham – "Desculpe, Não Entendi sua Pergunta Sobre Toalhas Extra"
Por mais que amemos nossos ajudantes eletrônicos, eles não são perfeitos. Um chatbot pode ser ótimo para reservar seu quarto, mas quando você pergunta algo mais complicado, prepare-se para respostas como "Você quis dizer pizza?" Além disso, com os ataques cibernéticos em alta, é bom lembrar que até os robôs precisam de um bom antivírus.
Hotéis no geral não são tão modernos ou alvos de ataques até hoje, porém cada vez mais digitais, podem preferir o uso de humanos no atendimento de pessoas VIP com o intuito de proteger hóspedes de eventuais ataques a robôs infiltrados.
Daqui a Pouco, Robôs nos Servindo Café na Cama (Esperamos que Não Derrubem!)
O futuro promete ainda mais integração da IA. Imagine robôs levando toalhas e escova de dente até seu quarto ou um concierge digital planejando toda a sua estadia. Só vamos torcer para que eles não confundam a reserva do teatro com a da pista de boliche!
Um ponto interessante e pouco falado: aeromoças
Eu vejo muitas pessoas falando sobre a aplicação de robôs na indústria de hotéis, mas vejo pouco ser falado na introdução de robôs na industria aérea, mas não para pilotar avisões — até porque a maioria dos aviões hoje em dia já são bem inteligentes —, mas sim para o serviço de tripulação: carga e descarga, atendimento da tripulação, etc.
imagina só mandar um chat com o atendendo do vôo no monitor do assento e ele já vir com o que pediu? Loucura né?
Acontecendo no Mundo
Será que AI vai fazer assistentes de voz ficarem legais?
Meta, Google e outros estão impulsionando um renascimento dos assistentes de voz, mas as pessoas consideram a tecnologia chata há mais de uma década. Eu acho o máximo, escrever parece legal, mas é bem chato e poder falar pode abrir espaço para multi tarefa com IA.
Apple cria laboratório (não tão) secreto na Europa
A Apple expandiu agressivamente suas capacidades de inteligência artificial contratando vários especialistas em IA do Google e estabelecendo um laboratório secreto de pesquisa de IA em Zurique, na Suíça. O laboratório, conhecido como “Laboratório Visão”, concentra-se no desenvolvimento de modelos avançados de IA que integram entradas de texto e visuais.
Tá difícil segurar os custos para as gigantes de IA
Treinar modelos de inteligência artificial é muito, mas muito, caro. E mesmo as gigantes de inteligência artificial estão tomando uma dura para conseguir justificar os valores altos de investimento. Inflection AI, Stability AI, Anthropic etc estão buscando eficiência acima de tudo, porque por mais legal que seja, se a conta não fechar, uma hora a torneira de dinheiro fecha.
As maiores de IA se unem no combate a conteúdos de abuso infantil
As empresas de tecnologia comprometem-se a revisar os dados de treinamento de IA para material de abuso sexual infantil (CSAM) e removê-los de uso em modelos futuros, em um esforço para limitar a proliferação de CSAM e responder às preocupações sobre imagens deepfaked.
A indústria de IA generativa tem visto uma concentração significativa de receitas e lucros na camada de semicondutores, impulsionada principalmente por empresas como a Nvidia, que domina o segmento. À medida que a indústria evolui, existe a expectativa de que o valor se desloque gradualmente para a camada de aplicação, espelhando as tendências observadas em mudanças tecnológicas anteriores, como a computação móvel e em nuvem.
Ferramenta da Semana
Recentemente tenho brincado bastante com criação de conteúdo, e uma das ferramentas que me surpreendeu bastante foi a ElevenLabs com o sintetizador de voz.
Eu consegui usar vozes da biblioteca de forma gratuita, e ainda é possível customizar elas. Fala português super bem inclusive. Recomendo experimentar.
Prompt da Semana
Todo dia eu vejo pessoas tentando extrair o máximo possível de IAs nas empresas e para uso próprio. O problema de sempre: não são boas em dizer o que querem para as máquinas.
Por isso, ao invés de trazer mais um prompt essa semana, eu vou trazer a caixa de Pandora, o lugar onde você vai encontrar as técnicas que vão destravar o ChatGPT de uma forma que você não em qualquer lugar: Adapta.
Se não acredita, vou deixar com a palavra o próprio CEO para você me dizer o que acha! O melhor de tudo é que tem 30 dias para testar e se não gostar, cancelar na hora. Ou seja, 30 dias para explorar e aprender, e se achar que não mudou sua vida, ir para outro lugar.
Charada do GPT
O que é, o que é: quebrando, nunca se conserta, Mas sempre se refaz a cada dia?