Política e AI - Uma Combinação Inevitável - Semana em AI
Quais são os problemas e as vantagens por detrás do uso de inteligência artificial no emprego da Democracia, ou na luta pelo direito de bem estar e liberdade?
Em algumas edições anteriores compartilhei artigos mostrando como alguns países tem se utilizado de ferramentas de inteligência artificial para o serviço público. Embora nenhum trabalho ainda tenha ganhado autonomia e proeminência, já existem estudos e fatos com conclusões avançadas da interferência - positiva ou negativa - que ferramentas de inteligência artificial podem empregar na vida pública.
Um primeiro exemplo para ser citado, foi do caso da Cambridge Analytica que rendeu até um documentário na Netflix. Nessa história, o que se diz é que a equipe de campanha de Trump usou os milhares de dados disponíveis nas redes sociais para criar segmentos direcionados de pessoas para suas propagandas online. Há ainda a acusação de que o próprio algoritmo do Facebook contribuiu para esquentar discussões sobre determinadas linhas políticas.
Já em outros lugares do mundo, não será só a equipe de campanha a utilizar as máquinas de dados. Na Dinamarca, um partido inteiro está sendo criado com base em modelos de inteligência artificial: o Synthetic Party. A cara do partido é um chatbot feito para interagir com interessados. Imagina, todos terem acesso direto ao governador, prefeito ou até presidente? Imaginem que a votação irá acontecer baseado na capacidade de um modelo de prever as políticas que serão melhor aceitas - independente de serem a melhor coisa a ser feita pela população?
Por fim, as Fake News. Um dos termos mais popularizados nos últimos anos virou estratégia incontestável presente em campanhas políticas. Com as urnas cada vez mais se tornando um concurso de popularidade, e não o resultado da análise de propostas, o poder de gerar uma notícia falsa e gerar um cancelamento em horas é um dos principais desafios de moderação automatizado com AI das redes sociais. E com os deep fakes - os vídeos que simulam outra pessoa falando um texto - cada vez mais popularizados, o que fica é a ansiedade de como iremos nos blindar de um futuro no qual o maior acesso a informação, não significa necessariamente o maior acesso a verdade.
Acontecendo no Mundo
Amazon Olha Para A Medicina Como Futuro Mercado
Documentos vazados de uma recente conferência interna da Amazon sobre inteligência artificial apontaram que a mesma tem planos de bater de frente com a DeepMind do Google, olhando especificamente para setores de pesquisa de medicamentos, genoma, testes clínicos e muito mais no setor médico.
Tradução Simultânea do Facebook
Essa semana tio Zuckerberg surpreendeu a todos com a exibição de um vídeo conversando com outra pessoa em um dialeto super restrito, mas que com a ajuda de uma ferramenta de inteligência artificial da Meta, conseguia traduzir e falar na língua nativa da outra pessoa, tudo simultaneamente. Pra quem trabalha com tradução simultânea, tá na hora de começar a ver outra coisa aí pra fazer.
Empresas
Fetcherr: A Empresa Que Você Gostaria Que Não Existisse
A Fetcherr sugere que com AI ela consegue entregar até 10% a mais em vendas, a partir de algoritmos que transformam o entendimento do comportamento do dia a dia em sinais de demanda por passagem, e por consequência definindo preços mais adequados a demanda.
Interessante, Mas Não Relacionado
Vacina Contra o Câncer
Merck pagou recentemente para a Moderna a quantia de $250 milhões para poderem criar uma vacina personalizada de combate ao câncer baseado em mRNA. A idéia é que a vacina é criada a partir de uma amostra do tumor para cada paciente. O combate ao câncer é um dos principais desafios da medicina moderna.
Essas capas geradas por IA estão 🔝👌