Os 10 empregos com maior probabilidade de serem perdidos para IA
Existe uma classe inteira de trabalhos que pode entrar em extinção até 2027
Cerca de 40% de todas as horas de trabalho que um time aplica em um negócio podem ser otimizadas ou impactadas de alguma forma com inteligência artificial. Muitas funções administrativas ou de secretariado são consideradas suscetíveis de diminuir rapidamente devido à IA, de acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos de 2023 do Fórum Económico Mundial.
Por outro lado, espera-se que funções como a de especialistas em IA e aprendizagem automática, analistas e cientistas de dados e especialistas em transformação digital cresçam rapidamente. Hoje iremos falar um pouco mais sobre o que a IA nos reserva em relação ao fim de mão de obra e trabalho.
O problema é a comunicação
A estimativa de que 40% de todas as horas de trabalho poderiam ser impactadas por ferramentas como o ChatGPT-4 vem da observação de que as tarefas linguísticas representam 62% do tempo total de trabalho das pessoas.
No entanto, a boa notícia é que isso não significa que as máquinas irão simplesmente substituir os humanos. A Accenture afirma que 65% do tempo que gastamos nestas “tarefas linguísticas” pode ser “transformado em atividades mais produtivas através do aumento e da automação”.
Espera-se que a inteligência artificial seja adoptada por quase 75% das empresas pesquisadas e nos conduza a uma elevada rotatividade – com 50% das organizações a acreditar que resultará no crescimento do emprego e 25% a pensar que precisará de menos pessoas.
Quais trabalhos IA pode matar
Em uma pesquisa feita pelo Forum Econômico Mundial, ma lista de 10 posições de trabalhos foram levantadas como as mais propensas a acabar ou cair em declínio de contratação, com o advento de IA, sendo elas:
Caixas de banco e funcionários relacionados
Funcionários dos Correios
Caixas e bilheterias
Trabalhos de pessoas que só precisam ficar registrando informações em sistemas
Secretários Administrativos e Executivos
Escriturários de registro de materiais e manutenção de estoque
Escriturários de contabilidade, escrituração contábil e folha de pagamento
Legisladores e Representantes
Funcionários de estatística, finanças e seguros
Vendedores porta a porta, vendedores de notícias e ambulantes e trabalhadores relacionados
Acontecendo no Mundo
Enquanto isso, os Europeus continuam combatendo o inevitável
Um estudo da Universidade IE mostrou que, de uma amostra de 3.000 europeus, 68% querem que os seus governos introduzam regras para proteger os empregos do avanço da IA. A maioria dos europeus pretende que as restrições governamentais à inteligência artificial mitiguem os impactos da tecnologia na segurança do emprego.
Semáforos do Google estão comendo congestionamento
Ao redor do mundo o Google começou há algum a experimentar um novo tipo de semáforo inteligente capaz de usar inteligência artificial para dar os sinais de forma a otimizar o trânsito. O resultado tem sido promissor.
É possível que IA encontre vida alienígena
Tradicionalmente, a busca por vida além da Terra baseava-se na premissa de que a vida alienígena seria orgânica, mas avanços na IA estão desafiando essa noção, sugerindo que seres inteligentes podem ser criações de IA de civilizações extintas.
Um cérebro artificial para descobrir quão bem vai envelhecer o cérebro natural
Utilizando inteligência artificial, pesquisadores desenvolveram o “HistoAge”, um algoritmo que prevê a idade da morte e desvenda os enigmas do envelhecimento cerebral e dos distúrbios neurodegenerativos. Ao analisar cerca de 700 seções digitalizadas do hipocampo de doadores de cérebro idosos, a ferramenta prevê a idade com uma precisão e identifica regiões suscetíveis a alterações relacionadas com a idade.
Muito se fala sobre inteligência artificial, mas pouco temos falado sobre os avanços robóticos que IAs tem permitido. E para quem se matou de rir do Michael Scott em The Office fazendo parkour, fica aqui a edição robótica — e impressionante — do episódio.
Ferramenta da Semana
A Nureply é uma empresa que oferece um software alimentado por Inteligência Artificial voltado para o envio de emails frios (cold emails) com o objetivo de converter leads em clientes. O software permite a criação de sequências de emails frios personalizados, oferecendo uma alta taxa de entrega na caixa de entrada. Os usuários podem carregar leads ilimitados, enviar emails frios ilimitados, e conectar contas de email ilimitadas. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades para automação das campanhas de email, personalização baseada em IA, e análises em tempo real para otimizar as campanhas de emails frios.