O Que Aconteceu com a IA?
O universo corporativo, depois da onda de euforia, está apresentando seus sinais de ressaca sobre a velocidade do retorno de investimento em IA.
Para o artigo dessa semana vou deixar a recomendação excelente do artigo do Leonardo sobre como a indústria corporativa está enxergando de forma cada vez mais desanimadora o trabalho que dá fazer projetos de médio e grande porte terem eficiência com IA. Acredito que o ponto central aqui é que para empresas que criam inteligência artificial o desafio de fazer ela se pagar ainda é muito maior do que para as empresas consumidoras de recursos de IA. E assim vai ser por um bom tempo até geração de energia baratear — pois na minha opinião isso não tem nada a ver com silício/minério.
🙏 Fique a vontade para clicar no botão de ❤️ se você achou o artigo interessante, assim mais pessoas podem descobrir esse conteúdo 😍 Também compartilha comigo o que você achou nos comentários!
Acontecendo no Mundo
Controles de Exportação de Computadores Quânticos | Governos
Vários países, incluindo o Reino Unido, estão impondo controles de exportação misteriosos sobre computadores quânticos. As restrições, que limitam a exportação de máquinas com 34 ou mais qubits e certos níveis de erro, foram implementadas após discussões internacionais secretas. No entanto, os governos não explicaram a lógica científica por trás dessas medidas.
Trocando processador por participação de empresas | Negócios
A venture capital Andreessen Horowitz (a16z) está se destacando mais uma vez com a iniciativa 'Oxygen', que busca oferecer suporte vital às startups de inteligência artificial. A empresa está acumulando um grande arsenal de GPUs, incluindo os cobiçados Nvidia H100s, e pretende expandir para mais de 20.000 unidades. Esse recurso será alugado para as startups do portfólio da a16z a taxas abaixo do mercado em troca de participação acionária.
A empresa que levantou 50x o seu faturamento em investimento | Negócios
A startup Hebbia levantou US$ 130 milhões em uma rodada Série B liderada por Andreessen Horowitz, com participação de Google Ventures e Peter Thiel. Hebbia desenvolve uma camada humana para IA, permitindo que agentes de IA realizem tarefas complexas com flexibilidade e transparência. Utilizada por grandes gestores de ativos e escritórios de advocacia, a tecnologia da Hebbia já demonstrou seu valor durante crises financeiras e em negociações jurídicas. Com esse investimento, a empresa planeja redefinir a forma como os profissionais trabalham.
Apple e Microsoft abrem mão do conselho da OpenAI | Negócios
Uma semana depois de anunciar que a Microsoft estava abrindo mão do seu assento no conselho da OpenAI, venho anunciar que a Apple também abriu. O motivo? Aparentemente ambas estão com medos que processos relacionados a monopólio e a posição de muita influência na indústria de inteligência artificial possa chamar a atenção das autoridades. O que lá na gringa é levado bem mais a sério.
Adolescentes não ficarão impunes | Sociedade
Na Espanha, 15 adolescentes foram sentenciados por estarem gerando imagens de suas colegas de escola nuas com o uso de inteligência artificial. Os relatos das mães das vítimas são fortes e as consequências também foram. A investigação começou há mais de 1 ano atrás quando pais começaram a denunciar que fotos falsas de suas filhas nuas estacam circulando na internet.
Ferramenta da Semana
Essa é a empresa de cobrança de devedores que fechou mais de R$54 milhões em 3 meses de acordo de devedores. A Monest é uma empresa que usa de inteligência para poder calcular a probabilidade e negociar dívidas que pessoas tem com empresas. A própria inteligência artificial faz a própria negociação. Alô call center.
Prompt da Semana
Viajar é sempre um dilema na minha cabeça. Descobri que adoro estar lá, mas detesto planejar. Isso é assim para você também? Se for, talvez hoje eu consiga tirar um empecilho a mais do caminho para deixar o cartão de crédito ocupado nos próximos meses. A MIT Technology Review escreveu um post sobre o que deveria tranquilizar e agilizar o seu planejamento das próximas viagens.
Vídeo da Semana
E como profeta não é reconhecido em casa, trouxe o vídeo de alguém um pouco mais conhecido que eu falando sobre como o primeiro problema de AI não tem nada a ver com processador e sim com geração de energia.