O Hype de IA Acabou? O que os números nos mostram em 2023
Um estudo apresentado pelo CTO da Atlassian observando projetos e outras ferramentas web nos dá dicas do futuro de IA
No epicentro do Cerebral Valley AI Summit, Sri Viswanath, da Coatue Ventures, nos confronta com uma realidade intrigante: enquanto as estrelas do GitHub em projetos de IA declinam, os commits continuam a todo vapor. O que isso realmente significa para o futuro da inteligência artificial?
Nesta edição da nossa newsletter, mergulhamos nas profundezas da apresentação de Viswanath de 115 páginas, desvendando como os gigantes da tecnologia e as startups inovadoras estão se posicionando nesta maré incerta. Junte-se a nós nesta exploração detalhada, onde cada insight abre uma nova janela para o amanhã da IA.
O uso de inteligência artificial começou a acalmar no verão
Número de desenvolvedores acompanhando projetos de IA no Github caiu
Depois de um susto na queda de uso do ChatGPT, usuários voltam
Historicamente, a tendência ainda é positiva e estamos no começo de IA
IAs Generativas estão evoluindo muito mais rápido, não é apenas hype
Com base nas informações extraídas do relatório da Coatue sobre inteligência artificial, podemos concluir que a IA continua sendo uma área de investimento e desenvolvimento dinâmico e robusto. O fascínio com a IA, embora tenha se normalizado após um pico inicial de entusiasmo, ainda é apoiado por um trabalho consistente e dedicado, como indicado pelo volume constante de commits em projetos de IA no GitHub.
Isso sinaliza que, apesar de uma possível diminuição no "hype", a substância e a seriedade por trás da inovação da IA permanecem fortes.
Além disso, a utilização de ChatGPT e outros modelos de IA mostra um padrão de altos e baixos, com renovações no interesse correlacionadas com o lançamento de novas funcionalidades. Isso destaca uma tendência de adoção cíclica, influenciada pela inovação contínua e melhorias nas capacidades. A IA está longe de ser uma moda passageira; é uma força em evolução que está começando a mostrar seu verdadeiro valor em uma variedade de aplicações práticas, desde a melhoria da produtividade no desenvolvimento de software até a transformação do atendimento ao cliente.
Essa trajetória sinaliza um futuro em que a IA não apenas impulsiona a inovação tecnológica, mas também se integra de forma mais profunda e significativa na infraestrutura de negócios e na vida cotidiana.
Se você ficou até aqui e se interessou pela apresentação completa, você consegue acessar ela por aqui.
Acontecendo no Mundo
Uma Lei Aprovada no Brasil por IA
Uma lei escrita por uma ferramenta de inteligência artificial foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e sancionada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). A "autoria" do projeto só foi revelada aos outros vereadores, ao prefeito e à população depois que a lei foi aprovada e sancionada.
A Inteligência Artificial vai desempregar jornalistas?
A Sports Illustrated agora acaba de se envolver em uma nova polêmica. Foi flagrada publicando artigos de autores que não existem – com direito a foto no perfil. Detalhe: A revista não informou os leitores. O caso só veio a público graças a uma reportagem do site Futurism – que, como o nome diz, é entusiasta do futurismo, mas achou aquilo um pouco demais e denunciou a revista.
Bard — IA do Google — recebe sua maior atualização com Gemini
A atualização da semana mais quente de todas não poderia ser diferente, o lançamento do Gemini. Agora você pode experimentar o Gemini Pro no Bard para novas maneiras de colaborar com a IA. Gemini Ultra chegará a Bard no início do próximo ano em uma nova experiência chamada Bard Advanced.
Mas calma, o vídeo de Demo parece o resultado de edição
Ao menos é isso que a Tech Crunch reportou neste artigo mostrando como o vídeo é o resultado da edição dos vários resultados independentes de tarefas feitas a parte. Ou seja, a AI até consegue fazer tudo que tem no vídeo, mas ela não faz exatamente como está funcionando no vídeo.
Coloca nos comentário: é sacanagem ou é justo o video de demonstração?
Ainda falando em Google, agora eles vão assinar músicas com IA
O Google está usando SynthID, uma ferramenta de marca d’água inaudível, para identificar músicas geradas por IA criadas usando seu modelo DeepMind AI Lyria, permitindo que as pessoas detectem as origens da música mesmo depois de ela ter sido compactada, alterada ou ter ruído adicionado.
Ferramenta da Semana
Cansado de quebrar a cabeça com anúncios sem graça? Quickads é a solução! Com esta ferramenta de IA, em apenas 30 segundos você cria anúncios incríveis em mais de 30 formatos e 35 idiomas. Economize tempo, reduza custos e dê um upgrade na sua publicidade. Diga adeus aos anúncios monótonos e olá para Quickads: rápido, eficiente e surpreendente!
Prompt da Semana
Atuar como designer instrucional. Crie um plano de aula de [número de minutos] minutos em [lição] para alunos de [idade] anos usando os 9 eventos de instrução de Gagne.
Se você não conhece os 9 eventos de instrução de Gagne, recomendo também perguntar ao ChatGPT.
🙏 Fique a vontade para clicar no botão de ❤️ neste artigo, assim mais pessoas podem descobrir esse conteúdo 😍 Também compartilha comigo o que você achou nos comentários!