Não Vamos Falar de Google - Semana em AI
Foi uma daquelas semanas em que todo mundo foi obrigado a ver um post sensacionalista sobre inteligência artificial.
A resposta é simples, não vale a pena falar sobre a matéria do Google, além de várias outras matérias por aí, eu discordo bastante sobre o que na média foi escrito. Assistir ao filme “HER” seria mais interessante.
Mas, eu não digo isso de forma ruim no todo. Todo mundo pode e deve falar sobre inteligência artificial. Na verdade, o que seria mais interessante mesmo é se a história que aconteceu no Google fosse de fato um romance tipo “HER”, e não apresentado como um dilema real sobre inteligência artificial.
Dito isso, o que temos para discutir hoje são coisas mais práticas do universo de inteligência artificial, como por exemplo, o fato de que ela está presente em todo lugar, e de formas muito imperceptíveis. Na news de hoje, funcionalidades como as do novo iOS 16, Alexa e outros assistentes virtuais e até a prefeitura do Rio de Janeiro trabalhando dados, deixa explícito que inteligência artificial vai deixar de ser um luxo e virar dia a dia.
Isso sendo verdade, um dos lugares que deveriam se beneficiar logo das aplicações de inteligência artificial é o ensino. Depois de muitos anos ele tem mudado muito pouco, e ainda é muito tabulado levando na média a velocidade de uma turma inteira no aprendizado. E se a interação com o professor assistente - que é uma inteligência artificial - fosse individualizada de acordo com o tempo de aprendizado de cada um? E as provas não fossem as mesmas perguntas para todos, e sim uma conversação continua entre aluno e professor assistente virtual que vai avaliando a evolução do aluno?
Em tempo de ensino remoto, e home-schooling crescendo em fama, fica aí a oportunidade de empreender que deixo com vocês. Obrigado e de nada.
Acontecendo no Mundo
AI Interpretando a Saúde de Recifes
Primeira parte curiosa é que eu não sabia que Recifes de corais emitiam barulhos específicos. A segunda é que tem gente que ouve esses barulhos para detectar a saúde do Recife além de analisar o visual. Agora uma AI pode vir aí para resolver a parte braçal da análise.
Combatendo Crimes Digitais com AI
Em algumas edições passadas eu trouxe aqui um link indicando como inteligências artificiais tem criado ataques de phishing - que é quando mandam um email para você com um link para vírus, por exemplo. Elas são muito boas nisso. E agora o Chrome vai usar inteligência artificial para contra-atacar.
A Chamada Por Vídeo Que Não Depende de Internet
Até hoje o clássico do clássico das reclamações: gente vou desligar meu vídeo porque a ligação tá ruim. E parece que a Microsoft, que não é a primeira, também vai entrar no movimento de usar Inteligência Artificial para melhorar a qualidade das vídeo chamadas. Daqui a pouco internet nem vai ser tanto um problema assim.
Parece Que Não, Mas é Reconhecimento de Imagem
O iOS16 vai vir com uma funcionalidade que parece vinda diretamente dos filmes de ficção cientifica. Com o toque de um dedo vai ser possível recortar um objeto de uma imagem - qualquer imagem - e colar ela em outro lugar - inclusive outra imagem. É bem impressionante. Apple vs Photoshop.
Materiais de Estudo
Melhores 11 Cursos Para Aprender Sobre NLP
Um apanhado de cursos bons para todos os níveis para quem quer se especializar em processamento de linguagem natural, mas aprendendo a construir ele na prática. O único empecilho vai ser se você ainda não souber inglês.
Dados Sintéticos Vão Mudar o Jogo de AI
Um dos limitantes de várias pequenas empresas para poder rodarem seus próprios modelo de inteligência artificial é a ausência de dados. Esse jogo muda completamente com a evolução da geração de dados sintéticos: dados falsos, mas que representam bem a realidade.
Rio de Janeiro Sai na Vanguarda e Lança o Datalake da Cidade
E no meio de toda a controvérsia e acontecimentos que a cidade do Rio de Janeiro vem passando, a Prefeitura conseguiu tirar da cartola um Datalake com informações da cidade. É de ficar impressionado e ao mesmo tempo confuso.
Empresas
Papercup - Dublagem Automatizada com AI
Interessante, Mas Não Relacionado
As Plantas Tomando Decisão
Você lembra daquele filme sobre o fim do mundo, que na verdade quem está matando todo mundo é a natureza jogando uma toxina no ar? Pois é, os cientistas acabaram de encontrar os primeiros sinais de que plantas podem tomar decisões.
Reatores Nucleares no Espaço: Qual é a Desculpa Agora?
Muito da preocupação e drama de reativar programas nucleares na terra é o medo de outras catástrofes ligadas a radioatividade. E se a gente mandar tudo isso pro espaço? Tem uma startup trabalhando para responder essa pergunta.