đ§Ź Leremos seu DNA
Entenda como a inteligĂȘncia artificial estĂĄ aprendendo interpretar e predizer o que estĂĄ acontecendo dentro de cĂ©lulas humanas e como isso pode ser benĂ©fico.
Boas-vindas aos 6 novos domadores de IA que se inscrevam na Ășltima semana. Se nĂŁo Ă© inscrito, junte-se Ă mais de 667 pessoas inteligente e curiosas se inscrevendo aqui:
Pesquisadores da Universidade de Columbia acabaram de desenvolver o General Expression Transformer (GET), um modelo de IA que promete ser o Sherlock Holmes dos nossos genes. Ele consegue prever com precisão como os genes se comportam em qualquer célula humana. Entenda como e porque isso é bem relevante.
O QUE FAZ ESSE TAL DE GET?
O GET foi treinado com um banco de dados de mais de 1,3 milhão de células de tecidos humanos normais. O mais impressionante? Ele consegue entender o comportamento de genes em tipos de células que nunca viu antes! Em testes de laboratório, o GET acertou 94% das previsÔes sobre padrÔes de atividade genética. à como se ele soubesse de antemão quais genes vão ligar ou desligar em cada situação.
Para provar seu poder, os cientistas usaram o GET para investigar os mecanismos de uma forma de leucemia infantil. E adivinha? O modelo conseguiu desvendar conexĂ”es genĂ©ticas complexas que estavam por trĂĄs da doença. Mais ainda: o GET detecta interaçÔes entre genes que estĂŁo separados por mais de um milhĂŁo de letras de DNA. Isso Ă© como descobrir que duas mĂșsicas que vocĂȘ ama estĂŁo secretamente conectadas por uma playlist escondida no Spotify!
POR QUE ISSO Ă REVOLUCIONĂRIO?
Nosso corpo tem milhares de tipos de cĂ©lulas, todas usando o mesmo manual de instruçÔes (o DNA), mas cada uma interpreta esse manual de um jeito Ășnico. Com o GET, os cientistas podem entender esse processo com muito mais rapidez, o que pode acelerar pesquisas sobre doenças genĂ©ticas, cĂąncer e atĂ© impulsionar uma nova era de medicamentos criados com a ajuda da IA.
O diagnóstico de doenças raras pode levar minutos, e tratamentos personalizados são desenvolvidos em tempo recorde, com o seu medicamente sendo sintetizado em laboratório, na hora, com uma leitura do seu DNA, maximizando os resultados.
đ Fique a vontade para clicar no botĂŁo de â€ïž se vocĂȘ achou o artigo interessante, assim mais pessoas podem descobrir esse conteĂșdo đ TambĂ©m compartilha comigo o que vocĂȘ achou nos comentĂĄrios!
Meta Quer Normalizar Influencers Artificiais | Tecnologia
Mark Zuckerberg quer levar o metaverso a outro nĂvel com personas de IA no Facebook e Instagram. A Meta estĂĄ desenvolvendo assistentes virtuais com personalidades Ășnicas para aumentar a interação nas redes. Continuo apostando na ideia de que artistas e influencers serĂŁo substituĂdos em grandes massas por avatares artificiais.IA Revela MistĂ©rio em Obra de Raphael | Arte e Cultura
Uma inteligĂȘncia artificial descobriu que a icĂŽnica pintura Madonna della Rosa, atribuĂda a Raphael, pode nĂŁo ser 100% obra do mestre renascentista. A anĂĄlise detalhada revelou que o rosto de SĂŁo JosĂ© provavelmente foi pintado por outro artista, possivelmente Giulio Romano, discĂpulo de Raphael. Esse achado reacende debates sobre autoria e mostra como a IA pode transformar a anĂĄlise de obras de arte histĂłricas.Startups Sem IA Enfrentam Dificuldades para Captar Recursos | NegĂłcios
Segundo a TechCrunch, o boom da inteligĂȘncia artificial ofusca negĂłcios de outros setores, que enfrentam resistĂȘncia de investidores e rodadas de financiamento desvalorizadas. Startups que nĂŁo surfam na onda da IA parecem invisĂveis no mercado atual. Ou seja, o dinheiro de VC subiu, mas subiu por causa da distorção de um nicho especĂfico.IA Revoluciona Detecção de CĂąncer de Mama | SaĂșde
Um estudo na Alemanha com mais de 460 mil mulheres mostrou que a IA pode aumentar em 17,6% a detecção de cĂąncer de mama durante mamografias. O uso da tecnologia nĂŁo sĂł melhorou a taxa de diagnĂłsticos, como tambĂ©m reduziu o nĂșmero de exames desnecessĂĄrios. A pesquisa destaca como a IA pode aumentar o conforto para mulheres, aliviar a sobrecarga de trabalho de radiologistas e tornar o rastreamento mais preciso.
A promessa é boa, eu espero que esse tipo de tecnologia evolua bastante, mas enquanto isso não for capaz de fazer uma ligação e orçar com 3 empresas diferentes o pedido de 15 camisas para distribuir como brinde da minha startup em um evento, isso não pode ser chamado de assistente executiva. Mas, como assistente de emails, estamos bem perto.
Menos de 10% dos profissionais por aĂ se sentem habilitados e confortĂĄveis com uso de inteligĂȘncia artificial de forma profissional.
As principais descobertas do relatĂłrio gratuito incluem:
O treinamento em empresas nĂŁo Ă© suficiente
O ceticismo gerencial impacta significativamente a proficiĂȘncia da equipe
43% dos funcionårios em empresas com proibiçÔes de IA ainda a usam regularmente
Hoje nĂŁo vou te ensinar um prompt novo, mas vou deixar esse relatĂłrio para vocĂȘ entender que vocĂȘ precisa aprender, se for um profissional, ou incentivar, se tiver um negĂłcio, o aprendizado e uso de IA no dia-a-dia.
O ano de 2025 serĂĄ o ano dos agentes de IA, e quem veio trazer isso nĂŁo sou mais apenas eu, mas o CEO da Nvidia. Veja o resumo da palestra que ele deu na maior conferĂȘncia de tecnologia do mundo agora em Janeiro.