Verdade ou Mito: a inteligência artificial está acabando com a profissão programador?
Existem dados recentes de pesquisas que apontam que embora não seja o fim, a IA tem acelerado o passo para tornar essa profissão menos desejada
Até recentemente, a carreira em desenvolvimento de software era uma das mais lucrativas e procuradas, com salários significativamente mais altos do que a média de outras profissões. Por exemplo, o salário médio anual de um engenheiro de software no Facebook (Meta) nos EUA era de $171,553/ano — o salário médio nos EUA é de $53.490/ano —, destacando o potencial de ganho no setor tecnológico. Além disso, especialidades como engenheiros de Big Data e DevOps também comandavam salários elevados, aproximadamente $153,050/ano e $123,113/ano respectivamente, refletindo a alta demanda por habilidades técnicas avançadas.
Esse cenário atraiu um grande número de profissionais e graduados, aumentando a oferta de mão de obra qualificada e intensificando a competição por vagas disponíveis.
No entanto, novas pesquisas podem apontar uma mudança na tendência de alta apresentada recentemente por pessoas nesse profissão. Agora, com mais de 400.000 demissões no setor de tecnologia recentemente, e a introdução de ferramentas de IA que podem codificar, há uma crescente preocupação sobre a segurança no emprego e a compensação total para os engenheiros de software.
Os motivos práticos para a desvalorização dos profissionais de software devido à inteligência artificial incluem a capacidade da IA de realizar funções de engenharia de software, reduzindo o tempo necessário para completar códigos em 6%, segundo o CEO do Google, Sundar Pichai. Além disso, a entrada de ferramentas de IA que permitem escrever códigos usando linguagem natural ou completar automaticamente códigos aponta para uma mudança significativa na demanda por habilidades tradicionais de codificação.
O fato é que:
9.338 engenheiros de software pesquisados: quase 90% dizem que está mais difícil conseguir um emprego agora do que antes da pandemia.
66% consideram que ficou "muito mais difícil" encontrar trabalho.
Cerca de 80% dos entrevistados viram o mercado de trabalho ficar mais competitivo no último ano.
Apenas 6% estão "extremamente confiantes" de encontrar outro emprego com a mesma compensação.
Mais de 400.000 demissões no setor de tecnologia em 2022 e 2023.
Essas demissões ocorrem mesmo depois de a crise ter passado e várias empresas começarem a reportar crescimento em seus resultados, o que denota uma evolução na capacidade de produzir mais com menos esforços.
Acontecendo no Mundo
O C-Level de IA chegou. Ele vai durar quanto tempo?
As pessoas não se cansam de apanhar para o hype. Agora está aparecendo o rumor do novo C-Level de empresas: o chief artificial intelligence officer. Então, eu falo ou vocês falam que quem se aplicar para essa vaga não vai durar muito tempo?
IA sequestrou meu filho! Foi isso que aconteceu com essa família
Sequestradores usaram inteligência artificial para simular a voz do filho de um casal na ligação para poder simular que o filho estava preso com eles. As horas foram de terror e daqui a pouco, aguardem, vídeos poderão ser usados também.
OpenAI saiu do chat e está investindo em robôs
A empresa garantiu impressionantes US$ 100 milhões em financiamento, com o fundo inicial da OpenAI contribuindo com US$ 23,5 milhões em financiamento da Série A2.
O relógio que fala a hora em poemas com IA
Confesso que por essa eu não esperava. Um relógio que mostra o horário como se fosse um verso de um poema. As frases são geradas usando inteligência artificial que ficam no próprio dispositivo. Confesse que achei criativo como um brinquedo de sala. Próximo passo é fazer o despertador falar com você de manhã para te acordar.
ChatGPT tem mais de 1 ano: o que mudou de lá pra cá?
Este artigo apresenta o “Anatomy Framework”, uma ferramenta para avaliar o potencial disruptivo de qualquer inovação, incluindo a IA. Explora a inovação a partir de cinco camadas: infraestrutura subjacente, plataforma central, aplicações, ferramentas e facilitadores do ecossistema. Também discute o papel das startups e dos inovadores existentes e o meio de inovação (hardware vs. software).
Ferramenta da Semana
Transforme qualquer URL em um vídeo impressionante com programa de IA. É impressionante acompanhar a quantidade de ferramentas que estão nascendo todo dia para otimizar o trabalho de quem quer produzir com o máximo de automação. O Fliz vem com uma interface mega simples de usar, e ainda por cima dá para experimentar gratuitamente.
Prompt da Semana
Você sabia que obterá melhores resposta se literalmente pedir ao ChatGPT para ele ser mais criativo? Mas, só pedir para ser criativo não funciona, mas pedir para ele responder de forma criativa. Exemplo:
“Escreva um poema sobre a arte de não fazer nada”
”Descreva se sentir como um artista mundialmente famoso em 10 adjetivos”
”Escreva vividamente sobre como é flutuar no espaço”
Experimente aí como eu experimentei aqui embaixo.
Charada do GPT
O que é, o que é? Caminha sem pernas, corre sem pés, murmura sem boca e fala sem voz.
🙏 Fique a vontade para clicar no botão de ❤️ neste artigo, assim mais pessoas podem descobrir esse conteúdo 😍 Também compartilha comigo o que você achou nos comentários!