Influencers e Atrizes que Nunca Existiram - Semana AI
Filmes independentes tem maior chance, assim como estúdios tem a chance de aumentar os lucros, criando eletronicamente seus atores e atrizes.
Já faz algum tempo que venho comentando no Twitter sobre como eu acredito que num futuro breve os influenciadores digitais serão substituídos por personagens digitais. Há vários vídeos no Youtube também já questionando a queda dessa economia que se tornou a profissão número 1 desejada por jovens no mundo inteiro.
Talvez a transição tenha começado agora com a notícia de que Bruce Willis, mesmo se aposentando, irá continuar ganhando royalties com sua imagem. Isso será possível pois ele vendeu o direito da sua imagem para uma empresa de DeepFake.
Quem não sabe, DeepFake é a técnica de personificar a imagem e voz de uma pessoa usando uma outra de manequim. Durante os últimos anos vários vídeos viralizaram com vídeo de políticos, por exemplo, sendo simulados falando coisas aleatórias.
O que ficamos esperando aqui talvez seja o quanto a criação de personagens cada vez mais realistas, sob demandas, não vai tornar para marcas e estúdios de filmes, mais barato a produção e trocar os salários milionários por episódios de alguns atores e atrizes, por um valor fixo dos técnicos produzindo os vídeos com AI. A Pixar e a Disney já sabem há algum tempo como rodar bem essa economia.
Acontecendo no Mundo
O Que o Chefe de AI da Meta Pensa Sobre AI
Uma entrevista com o Chefe de AI do Meta que desafiou as metodologias atuais dizendo que o que sabemos fazer hoje em relação a AI não será a tecnologia capaz de gerar inteligência de verdade.
O Êxodo Chinês das Faculdades Americanas
Muitos pesquisadores chineses de alta qualificação, tem largado suas faculdades nos EUA para voltar a China. Entre as alegações estão as preocupações com a vigilância do governo americano sobre pesquisas, assim como relatos de discriminação ao titular autores de artigos. Só em 2021 foram mais 1.400 estudantes.
Um Novo Tipo de Número: Posits
Para treinar modelos grandes, como o GPT-3, são necessários milhões de bilhões de bilhões de operações, o que custa cerca de $5 milhões. Todavia, em 2017 dois professores escreveram esse artigo criando um substituto ao tipo numérico float (ponto flutuante, em português) por um novo chamado Posits. Além de ganhar nos benchmarks em ordem desproporcionais, essa mudança nos provoca a seguinte reflexão: com a Lei de Moore começando a estremecer, teremos que encontrar no software os próximos avanços de performance.
Top 50 Influenciadores de AI para 2022
Para quem estava na dúvida de quem seguir para acompanhar mais de perto os assuntos quentes de AI, aqui uma lista da IPFC sobre quem seguir em 2022.
Derramei Suco, Você Poderia me Ajudar?
Pesquisadores do Google estão desenvolvendo um estudo sobre a capacidade de transformar palavras em ação. A idéia, testada com um robô, é de que a partir de um frase de alto nível como: “tem alguma bebida para energizar?”, o robô entende que ele deveria exercer uma série de ações, inclusive se movimentar, para poder pegar um energético e entregar até a pessoa.
Estudo
Como Ensinar AIs a Resumir
A OpenAI já está famosa por tentar resolver problemas complexos com AI. Nesse artigo eles comentam um pouco sobre como atacam o problema de criar sumários de livros inteiros, mas com uma qualidade humana. Artigo simpático para quem não entende tecnicamente.
Empresas
Testar: O que Ninguém Quer, Mas Todo Mundo Precisa
A Applitools é uma ferramenta que promete tirar a maior parte do trabalho tedioso de escrever linhas repetitivas de teste. Sinceramente? Acho que AI tem que fazer isso mesmo, tirar o trabalhoso repetitivo das mãos dos seres humaninhos.
CAPTCHA: Sem Checkboxes, Sem Fotos, Só AI
A Cloudflare vai entregar um detector de bots, o Captcha, sem as partes chatas usando Machine Learning para detectar o comportamento estranho. O serviço já está disponível, eu uso, e funciona bem pra caramba.
O StackOverflow Que Se Cuide
Uma empresa chamada Blackbox montou um sistema que pode estar dentro da sua interface de programação e dada uma pergunta que você faz, ela já cospe o código de resposta. StackOverflow, pra quê te quero? Essa foi uma recomendação do @ulissesmassafera.
Interessante, Mas Não Relacionado
Os Vídeos Fake das Construções Primitivas
Sabe aqueles vídeos de um ou dois caras, em teoria no meio do mato, somente com a força das mãos, três gravetos e duas pedras e montam casa, escorregadores etc, e que colecionam milhões de views no Youtube? Pois é, aparentemente o negócio é falso, e vi um vídeo sobre isso nesse final de semana.