É Isso Que AI Vai Resolver na Educação
Em pleno 2022, ano da tecnologia, e no mundo todo ainda temos problemas sérios relacionados a educação das gerações presentes e futuras. Mas, esses são os problemas que AI vão resolver para nós…
Em 99% dos artigos na internet que forem falar sobre educação e AI você vai encontrar os mesmos benefícios genéricos de sempre sendo mencionados:
avaliações escolares feitas de forma online,
menos plágios,
automação de atividades da administração escolar, etc.
Porém, quero dar luz a alguns problemas que embora tenham melhorado, ainda tem muito espaço para chegarem em um ponto ótimo. O primeiro, é o acesso a educação.
Embora o número de pessoas letradas ao redor do mundo inteira tenha continuamente melhorado - o que é pré-requisito para que as pessoas consigam viver em um mundo cada vez mais digital -, ainda há muito o que se fazer no que se diz respeito a levar as pessoas a saírem do ensino básico rumo a funções mais especializadas.
No Brasil, inclusive, com os dados até 2013 disponíveis no site da Our World in Data, podemos ver que seguíamos na direção oposta do resto do mundo.
Beleza, e como AI pode ajudar a resolver o problema de acesso a educação? Essa pergunta, eu acredito que ninguém consegue responder, mas temos algumas pistas do que pode estar por vir como alternativas viáveis.
A primeira é como uma plataforma de ensino para pessoas com deficiência. Durante toda a minha trajetória de ensino eu pude testemunhar como escolas de ensino pública, e mesmo até a de ensino com bolsa do ensino médio, não conseguiriam absorver alunos com deficiência auditiva, visual, motora e até mesmo com necessidade de atenção maior como pessoas com algum nível de autismo. Assistentes virtuais tem se apresentado como uma plataforma excelente para exercitar a comunicação e diminuir barreiras.
A Segunda é como um recurso mais barato para levar conteúdo de qualidade para lugares remotos. O custo para levar ensino das universidades de ponta da capital, para os interiores, ajudando inclusive produtores locais a melhorarem sua produção, pode ser muito caro. Mas, plataformas de AI, que conseguem compreender perguntas com linguajar natural, podem acabar atuando como assistentes virtuais para a maioria das perguntas consideradas básicas, mas que são segredos inimagináveis para áreas mais remotas.
Inclusive, em estudo foi possível observar que mães com algum nível educacional apresentam uma taxa de mortalidade infantil consideravelmente menor. Em 2011, 6,1 milhões de crianças menores de cinco anos morreram de causas evitáveis em países de baixa e média renda. Estima-se que 49% dessas mortes seriam evitáveis se as mães das crianças tivessem concluído o ensino médio.
Por fim, mas não menos importante, os sistemas de AI podem ser tradutores do mundo real. Educação financeira, sexual, de negócios, política e vários outros temas que não fazem parte da grade escolar podem se tornar acessíveis através do celular, da TV e quaisquer outros dispositivos eletrônicos com um microfone. Declarar o imposto de renda, saber como garantir que o Banco não está roubando você inventando um monte de nomes complicados, ou até acompanhar de perto assuntos políticos que hoje parecem complexos e chato podem se tornar tão simples quanto conversar com uma pessoa amiga que estará sempre por perto, e que poderá ler contratos de advogados e resumir tudo que você precisa saber.
Empresas
Time de Ética em AI Demitido
O Elon Musk saiu rasgando o time de ética em AI do Twitter. No geral esse time era responsável por melhorar o equilíbrio dos modelos e dar mais transparência ao que acontece dentro dele. Sinceramente, eu acho que isso é que nem qualidade de software, ter um time separado para testar só dá margem pro time achar que não precisa se preocupar com teste.
O Problema Não é Nem Fazer, O Problema é Entregar
Dentro de AI, a grande parte das atividades envolvidas no processo de entregar o modelo para o uso das aplicações - famoso estado de “produção” - é chamado de MLOps. O problema é que mesmo com tanta gente desenhando tanto modelo por aí, essa etapa final ainda é um gargalo em vários sentidos, inclusive do ponto de vista de infra-estruturas disponíveis.
O Que Vai Ser o Futuro do Design?
Mesmo com uma quantidade relevante de pessoas céticas a capacidade de sistemas de AI serem criativos, há uma evolução inegável na qualidade do que está sendo produzido através de sistemas de AI, inclusive por pessoas que não se consideram criativas? E daí, o que sobra para designers de plantão?
Um vídeo curtinho de um projeto da DeepMind do Google com programas de bolsa de estudo para AI aplicado em universidades. Nesse vídeo a história de um Brasileiro é destacado.
Empresas
Github Copilot Plagiador
É isso que um processo coletivo contra a Microsoft e OpenAI estão alegando. O processo alega que o programa foi construído em cima de partes de software privadas, e não somente públicos. Um parecer sobre o caso favorável pode definir precedentes para várias outras brigas autorais relacionadas a modelos generativos.
Microsoft de Novo, Agora com Nvidia
Microsoft e Nvidia se juntam para criar aquilo que chamaram de o primeiro computador de inteligência artificial em nuvem. O que é isso? Na nossa língua de boteco aqui não passada de um servidor com uma placa gigante de processamento que consegue calcular muito mais coisa. Mas, para o ecossistema, isso é mais um passo da Microsoft no setor com parcerias estratégicas.
Interessante, Mas Não Relacionado
8 Bilhões de Ser-humaninhos, e Qual o Problema Disso
Nessa última semana atingimos 8 bilhões de pessoas vivas na terra. No entanto, podemos estar próximos do nosso pico máximo de população global, e isso pode ser um problema para gerações futuras, já que precisamos de gente nova pra cuidar dos mais velhos aldeões. Mais reflexões sobre o tema no artigo.