Como investir em AI com empresas da bolsa de valores brasileira
Isso não é nenhuma recomendação de investimentos, mas vou te ajudar a encontrar empresas para você saber o quê estudar na hora de investir em inteligência artificial.
Poucas empresas no mundo estão de fato construindo técnicas novas de inteligência artificial. Mas, isso não deveria ser um problema para você que quer viver financeiramente os potenciais de crescimento que a inteligência artificial tem prometido para investidores no mundo todo.
Com as brigas recentes das grandes de tecnologia como Google e Microsoft depois da chacoalhada que o ChatGPT deu, muita gente abriu os olhos sobre como investir em inteligência artificial pode fazer a diferença no mundo. O setor de tecnologia pode estar criando a nova revolução industrial, que está impactando não somente o próprio setor, mas o mercado como um todo.
É nesse detalhe que moram oportunidades de investimento em inteligência artificial: não é somente o setor de tecnologia que irá surfar o upside de AI. Na verdade, talvez mais crescimento seja gerado em outras empresas listadas na bolsa ou que irão fazer abertura de capital, do que o setor de Inteligência Artificial propriamente dito.
Até 2030, integrações de AI em diversas companhias devem gerar um retorno de $15.7 trilhões, um impacto de crescimento de 26% no PIB global, segundo a PwC. As melhores empresas para se observar são as que irão facilitar o uso de AI ou terão seu desenvolvimento ou recursos otimizados significativamente.
Tipos de empresas na indústria de Inteligência Artificial
Existem três blocos principais de empresas que participam do mercado de tecnologia no setor de AI. Cada uma delas possui papéis diferentes dentro do ecossistema, algumas alimentando, outras consumindo.
Empresas de TI na bolsa que são provedores de AI
As empresas provedoras de AI são aquelas que de fato fornecem a tecnologia de inteligência artificial ao resto do mercado. Empresas geralmente criam ou otimizam modelos de inteligência artificial desenvolvendo novas técnicas de aprendizado de máquina, por exemplo, ou fornecendo essa tecnologia de forma simplificada e com custo mais acessível.
A maioria das empresas desse setor de tecnologia não estão com ações listadas na bolsa brasileira de forma direta, mas sim através de BDRs. Algumas empresas com ações listadas desse setor são:
Alphabet (ou Google - GOGL34),
Amazon (AMZO34),
IBM (IBMB34),
Microsoft (MSFT34).
Mas cadê a OpenAI, a queridinha da vez e dona do ChatGPT? Bom, essa daí não listou suas ações nem na bolsa de valores do Brasil e nem na americana. Mas, a Microsoft (MSFT34) acabou de comprar 49% da empresa por $10 bilhões, o que pode significar uma pisada forte da empresa no setor de inteligência artificial.
Companhias na bolsa de valores potencializadas por AI
Se existem companhias dispostas a criar serviços de tecnologia em AI na bolsa, é porque existe mercado que compra essa tecnologia. Geralmente em busca de utilizar AI nas partes principais de seus serviços para melhorar produtividade e eficiência - com potencial impacto na receita líquida-, uma empresa potencializada por AI usará a tecnologia dos provedores acima. Existem várias delas dentro e fora do setor de tecnologia com ações listadas no mercado financeiro:
AstraZeneca (A1ZN34) - começando fora do mercado de tecnologia listadas na bolsa, a Astra poderia até ser considera dado o tanto de tecnologia inventiva que eles tem introduzido no processo de descobrimento de novas fórmulas e curas;
Crowdstrike (C2RW34) - Uma empresa de segurança digital, um mercado que só cresce ano a ano, principalmente porque AI também é usada na construção de ataques,
Meta (ou Facebook - M1TA34) - embora ela também crie seus próprios serviços de inteligência artificial,
Palantir (P2LT34) - Uma empresa de inteligência que atende o departamento de defesa americano e praticamente cunhou o termo ciência de dados,
Visa (VISA34) - uma empresa no segmento de pagamentos que pode melhorar o combate a fraude de pagamentos online - um problema mundial bilionário que impacta todo o mercado de e-commerce.
A lista poderia continuar, mas o objetivo é te inspirar a olhar para além das ações de tecnologia. O mercado financeiro é extenso se formos além dos papéis padrão. Faça uma leitura de como diferentes setores atuam e quais gargalos podem ser resolvidos com uma transformação em AI.
Empresas do setor de infraestrutura e equipamentos na B3
O motivo pelo qual existe um mercado de provedores e clientes para tecnologia de inteligência artificial, é porque manter um serviço de AI rodando requer investimentos elevados. Inteligência artificial tem como pré-requisito computadores com poder computacional muito grande, e infraestrutura de cloud de provedores como Amazon, Microsoft, Alphabet etc são parte substancial do processo. Porém os chips, placas que é a tecnologia onde tudo isso roda em cima é fornecida por outras empresas de tecnologia. E elas também possuem ações disponíveis para investidores no Brasil:
Nvidia (NVDC34) - uma das maiores empresas do setor de placas utilizadas para processamento de AI,
AMD (A1MD34) - empresa forte de tecnologia na bolsa com foco em chips,
TSM (TSMC34) - entre os serviços diferenciais dessa empresa está a capacidade de criar chips para outra companhia que queira ter seu próprio chip,
Vários equipamentos estão sendo produzidos com foco em aumentar o potencial dos computadores para poder processar modelos localmente, ao invés de servidores. A Apple por exemplo, possui máquinas cada vez mais poderosas e com AI integrada intimamente no desenvolvimento de seus produtos.
Quais ações ou empresa comprar?
Nunca é demais deixar claro que este artigo não é uma recomendação de compra de ações ou companhia específica. Mas, o intuito é ajudar na educação financeira e inspirar investidores a olhar para papéis que estão fora do cenário de empresas de tecnologia mas que com as funcionalidades corretas de AI podem destravar um potencial de valorização relevante.
Mas, atenção para os investidores de curto prazo, podemos estar vivendo uma bolha de inteligência artificial muito grande. Desde que o ChatGPT da OpenAI ganhou o mundo, o ETF de robótica e inteligência artificial viu uma valorização maior do que todo o S&P 500. Por isso, confiar nos analistas não é suficiente. É preciso, como investidor, buscar mais informações sobre quais as perspectivas da gestão empresarial de uso e acesso a essas empresas de tecnologia em AI dentro e fora do Brasil.
Exemplo do possível tamanho dessa bolha foi a valorização de 300% das ações da Buzzfeed depois de anunciar o uso do ChatGPT para gera conteúdo. C3.AI subiu 125%. Esse tipo de movimento de ações de uma companhia no passado já custou muito caro no passado e a decisão de compra dessas ações não pode se basear apenas em confiança. É preciso fazer a conta.
Mas, se você está buscando longo prazo na B3, independente de estar no Brasil, a subida ou queda de ações é menos valiosa como informação do que estudar e definir qual companhia na sua própria análise vale a pena no longo prazo.
Lembre, quando se trata de investimentos em inteligência artificial, vá bem além das empresas de tecnologia na B3.
Acontecendo no Mundo
Não acredite em tudo que vê
Essa reportagem do The New York Times aponta como alguns casos de uso de deep fakes - aqueles vídeos feitos ou modificados com AI - estão ganhando notoriedade e fazendo bagunça mundo afora. O caso mais recente ocorreu em Burkina Faso, com personagens falsos se passando por apoiadores de um líder militar.
África buscando seu lugar ao sol de AI
Lelapa é uma startup que fica na África e tem como objetivo de vida fortalecer o uso de inteligência artificial como uma ferramenta para resolver os problemas da própria África. Para isso ela irá precisar não só criar os laboratórios para isso, mas reatar as relações com os talentos locais para essa mão de obra.
Humanos vencem AI novamente
Na eterna e longa disputa de humanos vs AIs, um jogador de Go venceu a AI 14 vezes de 15 partidas. O tamanho sucesso foi devido a uma falha no processo de jogo que é facilmente percebido por humanos, mas não é facilmente percebida pelas máquinas. Não dá para chamar de isso de roubar.
Empresas
Quem decide como o ChatGPT se comporta?
Este artigo da OpenAI, a própria criadora do ChatGPT, explica como eles ensinar o que é certo e errado em termos de comportamento da inteligência artificial que criaram e falam sobre como querem deixar com que mais pessoas possam participar desse processo educativo.
Roblox gerando outros Roblox
Roblox é uma empresa de jogos gigante. Um conglomerado de metaversos criados pelos seus próprios jogadores. E obviamente eles não poderiam estar de fora da corrida de AIs generativas. Mas, a idéia não é a AI criar os universos ainda. Por enquanto, ela vai ajudar os desenvolvedores a criar a mais rápido.
Ferramentas
AlphaGo e AlphaZero com código aberto
A DeepMind, principal iniciativa de inteligência artificial do Google abriu o código dos seus modelos mais famosos por debaixo de um nome estranho.
O corte do podcast para o TikTok com AI
Essa ferramenta se chama Choppity e vai ajudar você a pegar recortes do seu vídeo longo e deixar cortado e legendado pronto para o Reels ou Tiktok.
Interessante, Mas Não Relacionado
Chip cerebral do Bill Gates e Jeff Bezos
O tio Bill tá todo serelepe com os avanços da investida dele no campo de implantes que podem ajudar pessoas sem movimentos a controlar equipamentos robóticos via ondas cerebrais. O projeto recebeu $75 milhões em investimentos e já tem apresentado resultados com uma técnica menos invasiva de implantação.