Cada Um Tem A Monalisa Que Merece
O dilema que artistas estão enfrentando quando suas obras podem ser copiadas da mesma forma que relógios, roupas e acessórios são falsificados no mundo inteiro.
Dentre as mídias mais famosas das AIs generativas, está a geração de imagens. Sejam imagens foto-realísticas, sejam histórias em quadrinho, sejam animações, com certeza as imagens geradas por AI estão evoluindo bastante.
Porém, quando falamos de ilustrações, essas na minha opinião estão prontas para passar no teste de Turing. Tenho visto uma série incrível de ilustrações para produtos, páginas de vendas, apresentações, redes sociais, todas geradas a partir de AI e os resultados são impressionantes.
E isso não é para falar sobre mais um emprego morrendo, é para falar sobre o fato de que uma atividade enfadonha está por ter seu fim para dar espaço a atividades mais impactantes. Bancos de imagens já entenderam isso e pararam de brigar com AI e começaram a entender como absorver essas ilustrações com AI como parte dos seus bancos de dados.
Esse é o caso da Picstart, por exemplo, uma ferramenta semelhante ao Canva que entendeu que para fazer um cartão de visita, uma apresentação para um Instagram pessoal ou uma newsletter como essa, não deveria precisar de um trabalho rebuscado e sofisticado de design. Por causa disso, ofereceu uma AI generativa para seus clientes poderem descrever as imagens que precisam em suas criações.
Todavia, nem tudo são flores, como tudo na vida. Um problema que tem acontecido bastante recentemente é de que as pessoas tem pedido para as AIs gerarem ilustrações com traços baseados em artistas. E não só os que já morreram, mas também os que ainda estão vivos e vivendo de suas ilustrações.
Rutkowski, um talentosíssimo ilustrador de fantasia, teve seu nome citado mais de 93.000 vezes em pedidos de pessoas para gerar ilustrações com seus traços. Mais solicitado até que Picasso, Leonardo Da Vinci, e Vincent van Gogh. A Getty Images por exemplo, ainda não abraçou o movimento completamente porque ainda não sabe como lidar com os problemas de direitos autorais, como esse de Rutkowski.
Pelo bem, pelo mal, essa tecnologia não vai embora. E talvez, daqui para frente, cada vez mais o trabalho artesão de ilustradores, se posicione da mesma forma que o relojoeiro ou alfaiate: um trabalho para poucos talentos, com um valor inestimável atrelado ao trabalho. E a autenticidade? Será comprovada a partir de uma NFT, e será uma preocupação apenas para os poucos colecionadores que se importam.
Acontecendo no Mundo
Soldados? Não, Caças com Piloto Automático!
Não é a primeira vez, e também será a última, que veremos notícias relacionadas a robôs feitos para o campo de batalha. Em relação ao campo de pesquisa de pilotos automáticos para caças isso também não é novidade. Há um interesse enorme para tirar soldados do campo de batalha, e dessa vez estamos ensinando esses robôs a voarem.
Depois dos Robôs Varredores: Os Robôs Agricultores!
Saindo do campo de batalha para o campo de plantação, John Deere vai começar a vender os primeiros tratores autônomos que tem como objetivo atuar na agricultura. É bem comum já hoje em dia termos tratores que tem funções automáticas, mas atuando em conjunto com alguém conduzindo. As automações agrícolas prometem mais precisão na plantação, menos impacto e mais produção.
Depois de Produzir, os Caminhões Autônomos Vão Transportar
Vários caminhões autônomos já estão sendo testados nas estradas do Texas. A legislação nessa área dos EUA é muito mais amigável a esses testes, que por lá avançam bem não somente com caminhões mas outros tipos de direção autônoma. Os caminhões autônomos já geraram polêmicas no passado por potencialmente representarem a perda de emprego de milhões de americanos motoristas de caminhão.
Empresas
Vídeos do Youtube Embaçados, Com Cara de Novo
Quem é das antigas no Youtube conviveu com aqueles vídeos embaçados que demoravam horas para carregar. A Nvidia junto com suas ferramentas de AI conseguiu de forma incrível melhorar a qualidade desses vídeos. A demonstração é impressionante.
Interessante, Mas Não Relacionado
O Gel Que Pode Salvar Os Desastrados
Cientistas descobriram como produzir um gel com uma substância encontrada nas células do nosso próprio corpo que é capaz de absorver impactos em alta velocidade. Acredita-se que o gel terá bastante uso para vestimentas anti-balísticas, mas também para a capinha do seu celular, por que não?
Realmente um uso bacana de NFTs, um simples recibo.
Atualmente, na minha opinião, NFTs são tratados da forma inversa. É como se ao comprar um produto, jogássemos ele fora guardando somente o recibo fiscal achando que o valor está ali.
Quem sabe com novos produtos e uso dessa tecnologia a gente não acabe vendo uma guinada nessa percepção 🤞🤞🤞