Arte Não É Só Para Humanos - Semana em AI
E sua mãe falando que aquele seu rabisco na escola era tão bonito e especial.
Quem me acompanha no Twitter já deve conhecer um dos projetos visuais que sou muito fã: Melody Sheep. Além de falarem sobre um assunto no qual sou bem interessado - vida extraterrestre e espaço - eles fazem isso de uma forma visual e muito artística.
Na última semana eu vi uma das últimas publicações deles. Um curta mostrando imagens geradas por A.I. sobre as profundezas do espaço e como ele seria. Já que ainda não conseguimos enxergar a olho nu.
Ao longo do vídeo algumas provocações são feitas. A primeira, é que para que uma AI pudesse de fato ter consciência própria, ela precisa poder sonhar. E eu fiquei me perguntando: o que é sonhar?
Procurando por definições, eu lembrei que uma das definições de sonhar não é apenas o que acontece quando dormimos, mas também o ato de desejar algo. Ou seja, talvez o que precisamos é ensinar a máquina o conceito de vontade, além da decisão analítica - que no vídeo eles explicam que foi comprometida para poder permitir sonhar.
O que seria nesse caso dar a uma máquina o poder de desejar/sonhar, sem que seu pensamento fosse de fato completamente analítico. No meu pensar ignorante, penso que o que borra o pensamento humano da exatidão são nossos fatores químicos: energia, hormônios, vitaminas talvez? Que elemento não biológico, mas digital, poderiam simular esses borrões.
Essa é uma pergunta para a qual não tenho ainda uma resposta, mas compartilho com vocês assim que tiver. E se você já tiver, vou ficar feliz em saber. Por enquanto, vou deixar vocês com o vídeo.
Acontecendo no Mundo
Neurônios Aprendem com o Tempo Que a Banda Toca
Em novas pesquisas foi descoberto que além de pulsarem para fazer ligações, as sinapses, o tempo no qual eles também pulsam é parte importante na decodificação do aprendizado. Isso pode explicar porquê seres vivos aprendem as vezes com apenas duas ou três observações, mas sistemas de redes-neurais precisam de tantos dados na base de treinamento.
Praia + Japão + AI + Salva Vidas
Praia e inteligência artificial juntas numa frase já parece estranho. Mas, quando colocamos Japão, já começa a fazer um pouco mais de sentido. A idéia dos amigos japoneses é identificar ondas que empurram banhistas para o meio do mar via AI e já notificar os salva-vidas para ficarem atentos. David Hasselhoff que se cuide.
Amazon Contra o Câncer
Parece que o laboratório - nem tanto - secreto de grandes desafios da Amazon está desenvolvendo uma vacina de combate ao Cancer. O foco inicial é cancer de pele e mama. A Amazon está procurando os primeiros pacientes para testes, e a idéia é ter tudo testado até Novembro de 2023.
O Projeto Open Source Que Diz Ser Mais Potente Que GPT-3
GPT-3 até pouco tempo atrás era o estado da arte de inteligência artificial. Talvez você não saiba dele, mas sabe do DALL.E que é uma versão que cria imagens baseada em texto. O GPT-3 é tão gigante e completo que através dele várias soluções foram feitas: interpretação de código - artigo abaixo -, revisão de texto, codificar problemas etc. Aparentemente um carinha criou sozinho uma ferramenta tão poderosa quanto, e ainda deixou com o código aberto.
Ferramentas
AutoRegex
Essa aqui é para você que apanha na hora de criar aquela expressão regular que tanto chama no Google.
Acabou a Documentação de Código
O grande dilema sobre documentação dos desenvolvedores chegou a um fim? Talvez. Agora o GPT-3 tem mostrado aptidão para explicar o que um trecho de código faz.
Zebrium
Logs de sistema sempre foram um terror. Tem que tratar, categorizar e organizar as mensagens para ajudar na investigação de causas. Com o Zebrium, acabou o problema. Com Machine Learning ele ajuda a encontrar a causa raiz do problema.
Não Relacionado, Mas Interessante
Acabou o Colesterol Alto
Pelo menos é isso que essa vacina com mudança genética está prometendo. Recentemente falei no Twitter sobre os avanços tão aguardados em relação ao CRISPR - uma técnica de edição genética simples e muito eficaz. Agora uma vacina está sendo testada para modificar a genética do corpo para produzir menos colesterol do que normalmente produziria. Eita batata frita boa essa hein?