Animais Falantes e Por Onde Habitam - Semana em AI
Talvez um dia a gente descubra o que se passa na cabeça de um gato quando ele está prestes a derrubar o copo da bancada, ou do cachorro quando vê alguém que gosta voltar para casa.
Sempre foi uma peça de ficção científica a idéia de que animais falantes seriam possíveis no futuro. Um filme que ganhou o coração de muita gente foi o UP, da Pixar, que ilustra um grupo de cachorros que possuem coleiras que traduzem pensamentos em falas.
No entanto, ao contrário do que a gente costuma imaginar, a comunicação pode ir muito além da fala, e é sobre esse aspecto que muitos projetos científicos de comunicação tem se apoiado para tentar ampliar o formato de comunicação.
De certa forma, grande parte da nossa luta recente em AI tem sido em conseguir fazer as máquinas falarem como nós, seja falado ou escrito. Mas, se formos parar para pensar, comunicar é transferir informação de uma ponta a outra, seja lá o que essa ponta possa ser: um outro serviço, um computador, um pedaço de papel etc. A reflexão que mora na outra ponta nesse caso é: se nós pudéssemos falar uma nova linguagem universal.
Talvez sistemas de AI possam num futuro breve inventar uma nova linguagem global, unificando características de várias línguas já existentes. Ao menos, entre as AIs, nós já vimos que isso seja possível. Quem não lembra da maior fanfic, antes do Google recente, das duas AIs do Facebook que começaram a falar entre si uma linguagem que os humanos não entendiam?
Na outra ponta, se AI não criar uma nova linguagem, talvez ela acabe com a necessidade da fala. Se ondas cerebrais, ou energéticas de outros seres vivos, forem traduzidos de tal forma que não precisem ser transformados em palavras, talvez o pensamento bastasse. É possível imaginar bem, isso rolando, saca só essa demonstração do projeto Neuralink de 2020.
Acontecendo no Mundo
Falando com Animais - A Ficção que Pode Virar Realidade
A turma do projeto ESP - Earth Species Project - está determinada em colocar em prática o plano ambicioso de poder traduzir o que os animais querem dizer. E o negócio não vai se focar só no verbal não, até o gingado de abelhas para comunicar está incluso no plano. Aquele moonshot que a gente torce para ser verdade.
Os Rangers Salvando Tigres com AI
O resumo do texto é: vão começar a identificar os animais automaticamente, classificá-los e fazer o rastreamento para ajudar na cobertura de defesa. “Eles são tão magníficos e bonitos. Eu só preciso sentir a pele macia deles para me sentir relaxado”, diz Akilesh Tiwari e eu tenho que concordar.
Empresas
A Luva De Perna Que Corrige o Andar
Essa empresa da California chamada Cionic está criando uma espécie de luva para a perna que vai capturar dados do andar, que pode estar prejudicada por algum problema de mobilidade limitada. O sistema trabalha com uma série de correntes elétricos que interpreta o andar, e vai gerando “balanceadores“ com novos pulsos elétricos.
Pesquisas
Robôs Que Aprendem Com os Outros
A universidade de Carnegie Mellon está conduzindo uma pesquisa para conseguir ensinar robôs a aprender atividades domésticas apenas observando alguém realizando essas tarefas dentro da sua casa. Isso é muito “Black Mirror”.
Detectando Compradores de Arma Com Risco de Suicídio
Isso aqui é de fato um passo e tanto de entrega de valor para ML. Um programa de pesquisa de prevenção a violência encontrou talvez um algoritmo para identificar as chance de suicídio após a compra, identificando inclusive os fatores que mais pesam em cada indivíduo: idade, proximidade de moradia com a loja etc.
Depois do Xadrez, o Jogo Mais Difícil Que uma AI Ganhou
Esse documentário, nada novo, sobre a DeepMind quando ela ainda não era ninguém famosa, criando uma inteligência artificial para ganhar do campeão mundial. O final não é spoiler, quem ganha?
Interessante, Mas Não Relacionado
O WiFi Que Todo Mundo Quer
Uma tecnologia nova está prometendo um novo sinal de Wifi que vai ultrapassar até mesmo aquelas paredes impenetráveis. O segredo da tecnologia é usar ondas menores de sinais. Os vizinhos com senhas fracas de Wifi que se cuidem.