A Única Linguagem de Programação Que Vai Sobrar - Semana em AI
Há muitos anos há alta demanda de talentos de programação e baixa capacidade de geração dessa força de trabalho. Existe uma linguagem de programação com potencial para resolver esse problema!
A indústria de tecnologia em 2021 movimentou mais de 4.2 trilhões de gastos. Um investimento altíssimo, mas pouco, se comparado com toda a evolução e geração de valor gerado por um único setor.
Ao passo de que nos movimentamos para uma sociedade que depende cada vez mais desses talentos, os 26.9 milhões desenvolvedores no mundo em 2021 não dão conta do recado e a demanda continua crescente, com altos salários e mimos para a categoria sendo cada vez mais realidade.
Na outra ponta, o mundo inteiro não consegue gerar talentos na mesma velocidade em que a demanda cresce. No Brasil se formam apenas 46 mil desenvolvedores por ano. A conta não fecha. Mas, nem tudo precisa ser desespero.
Hoje em dia estão bem avançadas as ferramentas que tem o objetivo de aplicar AI para ajudar no aumento do produtividade de desenvolvimento. Vide Codex da OpenAI, Github Copilot e a Replit. Mas, todos esses esforços podem estar indo na direção errada.
Historicamente, a programação evoluiu de linguagens de baixo nível, precisando saber como funciona um computador por dentro, para cada vez mais linguagens de alto nível, onde se abstrai tudo isso para se programar quase que falando. Todavia, isso fazia sentido pois desejava-se facilitar a programação para humanos.
Mas, será se todas as aplicações precisam que a gente tenha uma visão clara sobre o código gerado na outra ponta? Penso que não e o no-code está aí para provar. Se, ao invés de tentarmos ensinar todo mundo a programar - ainda acho que precisaremos continuar formando 46 mil desenvolvedores por ano - podemos ensinar todo mundo a falar com máquinas que programam em baixo nível, de tal forma a otimizar o output, sem se preocupar com o que está debaixo do capô.
Me parece uma solução escalável, além de simplificar o próprio trabalho de arquitetura e treinamento desses modelos neurais que ficam lutando para traduzir língua escrita em instrução de programação em várias linguagens diferentes.
O que acha da proposta? Você montaria seu e-commerce numa ferramenta totalmente falada?
Acontecendo no Mundo
Youtube é uma Empresa de Vídeo ou de Ads?
Mais uma vez o Youtube lança uma grande novidade. E mais uma vez essa novidade é sobre o lançamento de um recurso relacionado a propagandas. Com o aumento dos vídeos curtos em vertical, o Youtube agora está usando AI para adaptar propagandas para o novo formato.
Manutenção Preditiva é a Nova Onda do Imperador
Já dizia o ditado: é melhor prever do que remediar. E é nisso que várias gigantes da indústria estão se apoiando. Com sensores espalhados pelo chão de fábrica e um pouco de inteligência de inteligência artificial, empresas como a Pepsi conseguem melhorar o custo de manutenção dos equipamentos.
“Fuck The Police”: Pensou o Robô
Esse aqui é mais pra rir do que pra levar a sério. Um robô de entrega autônomo atropelou as fitas de cenas de crime policial, enquanto a cena de crime estava ativa. O famoso: sai da minha frente que eu quero passar. Cena que só se veria em filmes de comédia.
Livros Para Ler em 2022 e 2023 sobre AI
E é isso mesmo, não tem muito mais o que dizer sobre o link.
Empresas
Cochicho: a Nova Ferramenta da OpenAI
A OpenAI chama atenção toda vez que lança um modelo novo. GPT-3 como sendo o primeiro modelo de linguagem natural de larga escala, que consegue conversar e resolver problemas. Depois o DALL.E que gera imagens a partir de descrições. E agora a Whisper, uma ferramenta de reconhecimento de fala. Vai surpreender?
Absurdo! A Getty Images Vetou Imagens Geradas por AI
Mas, é por um bom motivo talvez. O receio é que depois alguém venha cobrar direitos autorais e gere uma briga sem fim. Outros sites de repositório de imagens seguiram a mesma tendência.
Palette: Para Dar uma Cor
Essa ferramentinha interessante enviada por recomendação do grande amigo @luizjr8 consegue através de AI colorir, ou re-colorir imagens. É tipo o filtro do Instagram, só que do futuro e mais completo. Vale a pena brincar!
Interessante, Mas Não Relacionado
O Som de Uma Pedra Caindo em Marte
Para os geeks de espaço sideral como eu, fica aí um áudio curioso capturado pela NASA de um meteoro caindo em Marte. Há quem diga que esse som gera gatilho nos dinossauros de plantão.