A Solução Para Escassez de Programadores - Semana em AI
Formar programadores demora 4 anos. O índice de pessoas que completam os cursos são baixos. Como iremos fechar o gap da falta de pessoas capacitadas para programar?
Estou escrevendo esta edição diretamente de Tel Aviv, um dos maiores centros de tecnologia e inteligência artificial do mundo. Quando venho nessas viagens de imersão tech - como foi a da California duas semanas atrás - sempre tenho a oportunidade de medir a naturalidade ou o espanto com o qual determinados desafios tecnológicos são assimilados.
Uma frase interessante que ouvi por aqui foi sobre como somente em AI e ferramentas de produtividade para equipes de desenvolvimento podem nos salvar dessa escassez de talentos e pessoas capacitadas para criar sistemas.
Amjad postou há alguns dias atrás sobre uma nova função na Replit - empresa que ele criou - que consegue explicar o que funções específicas fazem, para alguém que está programando usando a ferramenta dele. Na outra ponta, temos o Github Copilot e o Codex da Open AI que aceleram e muito a virada dessas ferramentas de codificação para o público geral.
Em edições anteriores mostramos como AIs já venceram campeonatos de programação. Talvez o segredo não seja mais transformar metade da população mundial em técnicos, e sim, fazer com que 1 pessoa técnica produza por 3 com o auxílio de automações com AI, e assim preencher o gap de mais de 1 milhão de desenvolvedores.
Acontecendo no Mundo
Meta AI Lendo Pensamentos
O time de pesquisa de inteligência artificial da Meta - a.k.a. Facebook - está trabalhando em um método de leitura de ondas cerebrais não invasivo, que com a ajuda de AI podem diminuir os ruídos das ondas cerebrais e revelar discursos sendo formulados em pensamento.
EUA Ordena Nvidia Parar Negócios com os Chineses
Uma guerra silenciosa está ocorrendo entre China e EUA: guerra por inteligência. O mais interessante nesse processo, ambas nações disputam na criação de projetos registrados de pesquisa em inteligência artificial. Mas, e o que acontece se a matéria prima para esses estudos esgotasse?
X1 de Piscina Não Declarada
É amiguinhos, aquelas piscinas não declaradas para o Governo podem começar a ser denunciadas, e não é pelo vizinho. É por uma AI que vai ler fotos de satélites e fazer essas análises.
Depois das Fake-News, vem os Fake-Devs
Com a facilidade com a qual ferramentas de linguagem natural como a GPT-3 estão resolvendo problemas de programação, alguns candidatos a vagas para desenvolvimento de software estão usando as mesmas coisas para passarem nos testes de recrutamento.
Esqueça o Xadrez, Agora AI quer Ganhar no Futebol
Depois de Xadrez e Go, a turma de cientistas de AI resolveram que era melhor colocar algum esporte mais popular e escolheu o futebol como o próximo desafio. A parada é a seguinte: colocar AI para assistir vários videos de partidas e deixar elas experimentarem até aprenderem a jogar bem.
Essa notícia acima já tinha sido comentada uns dias atrás pelo perfil da Letícia. Ela lê todo dia uma notícia sobre tecnologia em menos de 1 minuto.
Interessante, Mas Não Relacionado
Energia Sem Fio, a 30 Metros de Distância
Um universo sem fios é o sonho de muita gente. Um lugar por onde a energia é transmitida sem cabos, já é um sonho antigo, inclusive de Nikola Tesla. Mas, até então nossa tecnologia atual não foi possível de dispersar energia no ar de forma eficiente. Porém, cientistas conseguiram através de faixas não perigosas de raio-laser transmitir energia para ligar uma lâmpada.