💎 A Nova Onda do Luxo: Zero IA
Como as marcas de luxo vão usar o AI-Washing, o efeito de industrializar com IA, para vender produtos ainda mais caros.
A Coca-cola lançou um novo comercial de final de ano feito com IA. E, mesmoq que eu não tenha achado nada de demais, e também nem tão ruim, a propaganda virou alvo de críticas ao redor do mundo inteiro. Uma loucura. Saca só a propaganda se você ainda não viu.
A tede da onda de críticas é que não é por ser ruim, mas por quebrar um símbolo cultural que as pessoas esperavam ser artesanal, nostálgico e humano. E essa reação, pelo que venho acompanhando na internet, é o primeiro indício de uma contracorrente que sempre surge quando uma tecnologia se populariza: os consumidores começam a desejar o oposto.
E aí amiguinhos é que as marcas de luxo caem em cima e usam seu psicológico para cobrar ainda mais caro por aquilo que antes era só mais do mesmo.
Sabe quando você vai numa cafeteria gourmet e te cobram num suco super faturado servido em um copo que era um pote de palmito? O “orgânico”, “feito à mão” e “não transgênico” se tornaram escudos de marketing (mesmo quando as alegações eram principalmente simbólicas), as marcas começarão a se distanciar abertamente da IA para se posicionarem como premium.
Talvez seja inclusive o escudo de alguns sistemas/softwares dizendo (codificados a mão) para ir contra o vibe-coding.
Já estou aguardando marcas de luxo anunciarem processos criativos sem IA, produção artesanal exclusivamente humana ou interações com o cliente sem IA como um sinal de status, mesmo que as operações reais ainda usem IA discretamente em segundo plano.
E selos vão nascer. Da mesma forma que para um frango ter o selo “criado livremente“, ele só precisava ter 3 metros de espaço livre até 2020, muitas empresas ajustarão ligeiramente um processo ou outro para se qualificarem para um novo selo: “anti-IA” pode significar que uma tarefa não essencial foi realizada manualmente.
Ou seja amiguinhos, essa newsletter aqui “Fatto a Mano“ já pode ser considerado premium, viu? hahahaha
Preços da GPUs vão subir | Industria
As redes sociais estão em polvorosa porque as placas de vídeo estão prestes a ficar mais caras devido à crescente demanda por memória do mercado de IA. Os custos de memória aumentaram de 15% a 25% recentemente, forçando os fabricantes a aumentarem os preços das GPUs. A AMD já alertou seus parceiros sobre um aumento de 10% no preço de todas as GPUs, incluindo as placas para jogos. A Nvidia aumentou os preços no início deste ano (cerca de 15%) devido aos custos de produção e fatores geopolíticos, e outro aumento é provável após o Ano Novo.
Uber + WeRide = Novo Robotaxi | Logística
A Uber e a WeRide ativaram oficialmente o serviço de viagens totalmente autônomas de Nível 4 em Abu Dhabi, marcando a primeira implantação comercial de robotáxis na região sem motorista de segurança a bordo. A WeRide fornece toda a infraestrutura de direção autônoma, enquanto a Uber cuida das operações da frota, como limpeza, recarga e manutenção. Este lançamento conta com o respaldo de uma licença para circulação em vias públicas emitida pelos Emirados Árabes Unidos, tornando-o um dos poucos serviços de transporte por aplicativo totalmente autônomos fora dos EUA e da China.
Google quer Android para Robôs | RH
O Google contratou Aaron Sanders, ex-CTO da Boston Dynamics, como vice-presidente de Hardware, mostrando seu plano de transformar o Gemini em uma camada de controle universal para robôs, da mesma forma que o Android se tornou o padrão para smartphones. O Google quer que o Gemini funcione como um firmware de robô aberto e modular que desenvolvedores do mundo todo possam adotar em diferentes formatos, replicando a fórmula vencedora do Android: abertura, escalabilidade e flexibilidade de hardware.
Trump lança Programa de Pesquisa de IA | Pesquisa
A Missão Genesis é um programa federal que unificará dados governamentais, supercomputadores de laboratórios nacionais e sistemas de IA para acelerar avanços nas áreas de energia, biotecnologia, ciência dos materiais e segurança nacional. O objetivo principal é impulsionar a descoberta científica usando IA em larga escala e conjuntos de dados federais. O programa orienta o Departamento de Energia e os laboratórios nacionais a construírem uma plataforma unificada de IA que treine e implemente modelos científicos. Os defensores a descrevem como a maior mobilização científica dos EUA desde a era Apollo, mudando o foco da regulamentação para a inovação em ritmo acelerado.
Warner e Suno: de inimigas a best friends | Industria
A Warner Music e a Suno resolveram sua disputa de direitos autorais e concordaram em colaborar sob novos termos de licenciamento. Segundo o acordo, a Suno implementará “modelos avançados e licenciados” em 2026 para substituir suas ferramentas de IA existentes, priorizando permissões e direitos dos artistas. O acordo inclui a venda do Songkick (uma plataforma de descoberta de música ao vivo) da Warner para a Suno, transferindo os serviços de engajamento de fãs do Songkick para a gestão da Suno. A partir de 2026, o acesso para download de músicas geradas pela Suno será restrito: usuários da versão gratuita poderão apenas reproduzir ou compartilhar músicas, enquanto os downloads exigirão uma conta paga (com limites mensais ou taxas extras). Artistas e compositores vinculados à Warner terão controle sobre o uso de seus nomes, imagens, vozes ou composições, dando aos criadores uma participação real em como a música gerada por IA que envolve suas obras será gerenciada.
Semana passada nós falamos de Nano Banana, mas essa semana vamos falar de novo porque o
fez um compilado dos melhores tipos de uso para se fazer do Nano Banana. Vale demais conferir e até mesmo assinar a newsletter dele que está sempre comentando novidades e é uma das minhas fontes de informação.
A ferramenta da semana é uma recomendação, mas também não hahaha. Uma das ferramentas que diversos professores uzam por aí para verificar textos e trabalhos feitos com IA é a ZeroGPT.
Porém, ela chamou atenção novamente essa semana porque ela identificou o texto da independência dos EUA de 1776 como um texto gerado por IA 😂 (e olha que o texto não tem nem travessão).
Bom, pelo fato de a ferramenta usar a escrita formal como parte do trabalho de detecção, pode-se dizer que dado como a maioria das pessoas escrevem hoje (inclusive essa news hahaha), a ferramenta ainda vai ser bastante útil.
Um documentário que antes não estava público foi liberado na comemoração dos 50 anos de pesquisa do “problema de dobramento de proteína“ resolvido com o AlphaFold do pessoal da DeepMind - a empresa de pesquisa em IA do Google.
No passado esse é o mesmo time de direção que produziu o AlphaGo, a primeira inteligência artificial a ganhar de um humano no jogo Go. O documentário do AlphaGo também é muito bom. Já assistiram?










Eu era criança quando veio o www e os computadores. Estou achando muito interessante essas discussões a respeito do uso da IA, melhor uso, pq não uso, pq usar.... Aqui foi a primeira vez que li sobre IA free. Achei d+ o conceito. Tudo está muito recente, a tinta ainda está fresca, mas tem esse clima de medo que é muito curioso. Continuo acompanhando por aqui as novidades, obrigado por escrever (e não cobrar por isso, rs)
Excelente edição e obrigado pela menção meu amigo!