A Ascensão de Cientistas Artificiais
Quem são as empresas e que setores médicos estão dando saltos no tempo e garantindo uma barra altar no campo médico com ajuda de AI?
Somente em 2022, a FDA - agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA - aprovou 91 dispositivos que se utilizam de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Olhando em retrospectiva, isso representa 18% só em um ano dos mais de 500 dispositivos na mesma categoria aprovados desde 1995.
O grande destaque é no campo da radiologia: 75% dos dispositivos. Outros 11% em cardiologia. O que faz sentido, muita evolução foi vista no último ano em relação direta a computação de reconhecimento visual, que foi indicado inclusive em várias edições passadas dessa newsletter.
O departamento de saúde da General Eletrics foi a que ficou na frente com 42 dispositivos. Siemens ficou em segundo, com 29 dispositivos. Philips conseguiu garantir um lugar no top 5. As Big Techs não estão de fora, tendo o Google como um representante através do seu laboratório Verily Life Sciences.
No paralelo, várias empresas grandes, como Johnson & Johnson, fazem parcerias com empresas menores para poderem se mover rapidamente. Um relatório da GlobalData reporta que o mercado de produtos construídos sobre AI crescerá para $93 bilhões em 2023, 12% se comparado com 2022.
Nós sabemos que [AI] pode ser usado para gestão de dados, cirurgias remotas, diagnósticos e procedimentos assistidos, testes clínicos e mais”
Alexandre Murdoch, GlobalData
Acontecendo no Mundo
O Robô Que Agora Joga Coisas
A Boston Dynamics, famosa pelo robô que corre, pula, dança etc agora lançou literalmente algo novo, objetos. Isso mesmo, o robô que consegue até abrir portas, agora consegue jogar coisas em você… opa, não, para você. E eles mostram isso bem no clima descontraído de vídeos de demonstração do robô.
Nem Só de ChatGPT Vive a Humanidade
Pois é, ChatGPT já não tá mais aí para ser a única criança legal da roda. Claude é o nome do novo chat com AI que consegue conversar contigo que nem o outro, e as vezes até parece mais inteligente mesmo. Só não entende muito bem de programação com o ChatGPT, mas daí metade dos nossos amigos também não entendem, então tá tudo certo.
Democracia, Mas Com Gostinho de Espionagem
O The New York Times disserta sobre como algumas democracias se utilizam de inteligência artificial para monitorar suas populações. E faz isso contando a história interna do spyware comercial mais notório do mundo e as grandes empresas de tecnologia em guerra contra ele.
No Universo Tudo é Matemática, Inclusive o Cheiro
Uma startup chamada Osmo está com o objetivo de ajudar na criação de fragrâncias ensinando um modelo a combinar moléculas de aroma para perfumes, shampoos, loções, velas e outras coisas mais. Basicamente, todo mundo que atua nesse setor possui um problema, coletar o ingredientes necessários para fazer as combinações. No futuro querem criar uma máquina que tenha sensibilidade olfativa.
Jogando Fazenda Feliz, Só Que Sem o Facebook
O vídeo vale a pena assistir. Ele mostra como mais de 2 milhões de plantas individuais podem ser cultivadas individualmente com o poder de vídeos em alta resolução e inteligência artificial.
Estudo
Do Zero Ao Topo: Construa Sua Própria Rede Neural
Aquele material maroto para quem quer escrever o código do zero de uma rede neural para chamar de sua. Ainda tem algumas aulas a caminho, mas já tem hora pra caramba pra assistir para os mais ansiosos. Na faixa! Gratuito! 0800!
Interessante, Mas Não Relacionado
Carinha de 40, Coração de 30
Pesquisadores descobriram alguns genes em pessoas com mais de 100 anos que ajudam elas a se protegerem de doenças degenerativas. Ao administrar o gene para ratos de meia idade, o resultado foi a redução da taxa de envelhecimento das funções do coração. Em testes de laboratório o tratamento com gene também funcionou com células humanas. Vem homem bicentenário de verdade!