O que 79% do mercado de marketing está usando IA para economizar tempo
90% dos profissionais de marketing dizem que a IA e a automação os ajudam a gastar menos tempo em tarefas manuais e 80% a dedicar mais tempo às partes do trabalho que mais gostam. Saiba como.
Quem vive a vida de agência sabe o quão corrida e pesada de trabalho é essa vida. Se eu disser que ao invés de 1 mês de férias você terá dois, você acreditaria? Talvez comigo dizendo não acredite, mas e se for o relatório de inteligência artificial para marketing da Hubspot, você acreditaria. Nós lemos e analisamos o suco do conteúdo do relatório para te dizer em quais ferramentas você ou a sua empresa precisam estar ligados para turbinar o marketing.
As 4 principais atividades que economizam tempo
1. Escala de conteúdo
83% dos profissionais de marketing afirmam que a IA os ajuda a criar significativamente mais conteúdo do que poderiam sem ela, principalmente na escalabilidade do conteúdo e na personalização e localização, que são processos geralmente demorados.
2. Reciclagem de conteúdo
Ferramentas de IA de marketing generativo auxiliam na transformação de conteúdos longos em e-mails promocionais, postagens em mídias sociais e até na reescrita de parágrafos para diferentes plataformas, garantindo variedade de texto e economia de tempo.
3. Otimização de conteúdo existente
37% dos profissionais de marketing já utilizam IA para analisar blogs e obter insights acionáveis, ajudando a otimizar bibliotecas de conteúdo existentes e a identificar artigos subutilizados ou desatualizados.
4. Fim das tarefas manuais
Cerca de 90% dos profissionais de marketing reportam que a IA e a automação os ajudam a gastar menos tempo em tarefas manuais, como pesquisa de palavras-chave, limpeza de dados, construção de listas, formatação de blogs em CMS e análise de dados brutos para extrair insights principais.
Que Ferramentas eles estão usando
35% dos profissionais de marketing afirmam usar IA e automação em suas funções, e esse número sobe para 54% para blogueiros e especialistas em SEO. A questão do que conta como IA ou automação nem sempre é clara, então o uso é provavelmente muito maior. Por exemplo, Grammarly é uma ferramenta de IA, mas muitos ainda não veem dessa forma.
Algumas das ferramentas destacadas na pesquisa são:
Compose AI: É a ferramenta de IA mais popular para marketing, com 18% de uso. Ajuda na criação e otimização de conteúdo.
Jasper: Utilizado por 17% dos profissionais de marketing, é um chatbot de IA generativo focado na escrita de blogs.
Copy.ai: Com 16% de uso, é outra ferramenta importante para a criação de conteúdo.
ChatGPT: Criado pela OpenAI, é o chatbot de IA mais famoso, alcançando 100 milhões de usuários em apenas dois meses.
Google Bard: Uma ferramenta de IA conversacional generativa baseada no modelo LaMDA da Google, útil para resumir páginas da web, explicar código e aumentar a produtividade.
Kive.ai: Concentra-se principalmente em visuais, auxiliando designers, gerentes de marca e diretores de arte a organizar bibliotecas visuais e criar painéis de humor com suporte de IA.
ChatSpot: Ferramenta tudo-em-um da HubSpot para profissionais de marketing, que combina informações do CRM do usuário com o poder do ChatGPT, DALL-E 2, Stable Diffusion e pesquisa de palavras-chave.
HubSpot AI Content Assistant: Inclui ferramentas para escrita de blogs, reescrita de parágrafos, escrita de e-mails e criação de conteúdo. Ajuda na criação de primeiros rascunhos para diversas iniciativas de cópia.
10Web: Plataforma de construção de sites com IA que auxilia profissionais de marketing e blogueiros a construir sites WordPress rapidamente, melhorando a experiência do usuário e resolvendo problemas de velocidade da página.
SEO.ai: Ferramenta desenvolvida para acelerar a pesquisa de palavras-chave e auxiliar profissionais de marketing focados em SEO a trabalhar de forma mais rápida e eficaz.
Recentemente fizemos um post com um apanhado de prompts detalhados que você pode encontrar aqui:
Acontecendo no Mundo
A Amazon quer treinar você para IA, de graça
Chamado de “AI Ready”, o novo programa da Amazon planeja treinar pelo menos dois milhões de pessoas até 2025 em habilidades básicas a avançadas de IA, incluindo como fazer uso da tecnologia de IA generativa que alimentou modelos baseados em linguagem, como o ChatGPT. A Amazon pretende preencher uma lacuna no talento em IA, uma vez que tem procurado gerar interesse nos seus esforços generativos de IA depois de ficar para trás dos rivais.
AI que deixa mulheres nuas está caindo em desuso
Muitos desses serviços de despir, ou “nudificar”, usam redes sociais populares para marketing, de acordo com a Graphika. Os serviços usam IA para recriar uma imagem para que a pessoa fique nua. Muitos dos serviços funcionam apenas com mulheres.
ChatGPT tá indo pra escola e aprendendo a contar
Em um artigo publicado ontem na Nature, um grupo de pesquisadores do Google DeepMind demonstrou como usaram um LLM para resolver um problema matemático até então não resolvido. Os pesquisadores vincularam uma série de ferramentas de IA para decifrar o código, configurando o problema sem a solução e, em seguida, solicitando que o LLM escrevesse o código para resolvê-lo – outro exemplo de como os pesquisadores estão descobrindo capacidades inesperadas nos LLMs à medida que os consertam.
Midjourney, um dos serviços de IA de geração de imagens mais populares do mundo atualmente, com mais de 17,5 milhões de usuários em seu servidor no aplicativo de mensagens separado Discord, começou a testar uma versão “alfa” de seu site, midjourney.com, que permitirá os usuários gerem imagens diretamente lá, em vez de usar o Discord. E tem gente que acha que precisa ter o próprio app para começar um negócio.
É isso que esta nova ferramenta com inteligência artificial está se propondo a entregar. No post tem um video de como a ferramenta funciona. Inquestionável de que AI já está sendo uma revolução na área da saúde.
Ferramenta da Semana
Resolução baixa é um problema que sempre perseguiu aqueles que tem um olho apurado para uma imagem clara como cristal. Magnific.AI é uma ferramenta que — como é possível ver no vídeo — mostra o potencial de resolução desse problema… para sempre.
Charada do GPT
Eu posso ser quebrado, mesmo sem ser tocado ou visto. O que sou eu?
Prompt da Semana
Essa é mais uma dica para melhorar seu uso do ChatGPT do que um prompt em si. Para melhorar a qualidade das respostas e sair do padrão, experimente ao invés de usar como você usa o Google para pesquisar, dê contexto, peça ao ChatGPT para assumir a função que você precisa.
Simplificando, converse com ele e seja legal. Veja um exemplo:
Você é um especialista em reservas de viagens e vou passar duas semanas em Manaus, no Amazonas. Você poderia me indicar quais restaurantes não deveria deixar de conhecer?
🙏 Fique a vontade para clicar no botão de ❤️ neste artigo, assim mais pessoas podem descobrir esse conteúdo 😍 Também compartilha comigo o que você achou nos comentários!